Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Mídias Sociais como profissão?

Por Lisandra Matias Atualizado em 24 fev 2017, 15h13 - Publicado em 11 fev 2016, 16h26
(Imagem: iStock)

(Imagem: iStock)

Interagir no Facebook, no Twitter e no Instagram faz parte da sua rotina! Mas você sabia que o interesse por redes sociais pode se tornar uma profissão?

Já existem cursos superiores em Mídias Sociais. O objetivo dessa graduação é formar profissionais para trabalhar com produção de conteúdo, administração de redes socais, fortalecimento de marcas e relacionamento com o público em agências de comunicação ou em empresas. Alguns cursos de Multimídia também oferecem a mesma formação.

E o mercado é promissor! Segundo a pesquisa O Futuro Digital do Brasil em Foco, divulgada pela comScore, o Brasil é o líder global em relação ao tempo gasto nas redes sociais. Os brasileiros navegam cerca de 650 horas por mês. São 290 horas a mais em relação à navegação em grandes portais. Esse cenário faz com que as empresas reconheçam o valor da interação com seus consumidores e busquem alternativas, profissionais e estratégias específicas para esse segmento.

Onde estudar
Entre as instituições que oferecem o curso estão o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp, em Itu-SP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, em Caruaru) e o Centro Universitário UMA (em Belo Horizonte-MG).

Todas essas graduações são cursos superiores de tecnologia – que têm duração mais curta (cerca de 2 anos) em relação a um bacharelado e foco mais específico no mercado de trabalho – com exceção do curso da UFPE, que é um bacharelado tradicional (formação mais ampla e com maior duração, 4 anos).

No curso do Belas Artes, por exemplo, um dos pioneiros no país, as disciplinas se dividem em cinco eixos: Cultura e Sociedade; Mídia e Linguagem; Tecnologia Digital; Business; e Direção de Arte. Entre as disciplinas, têm destaque Digital branding (marketing e gestão de marcas digitais), Digital coolhunting (tendências digitais), Sociedade digital e Criação visual e Multimídia.

Continua após a publicidade
Publicidade