Assine com até 65% de desconto
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Nutricionista: o equilibrista da alimentação

Por Tati de Assis Atualizado em 24 fev 2017, 15h38 - Publicado em 26 fev 2015, 12h00

 

Frutas são uma boa pedida para quem quer se alimentar corretamente. Imagem: Morgue File

Frutas são uma boa pedida para quem quer se alimentar corretamente. Imagem: Morgue File

 

Você olha para batata frita e pensa: comer ou não comer? A imagem da balança com alguns quilos a mais surge e você desiste daquela delícia frita, amarelinha. Talvez o peso na consciência pudesse ceder ao equilíbrio se fosse você a um nutricionista. Esse profissional é responsável por investigar a relação do homem com os alimentos.

A preocupação número um dos nutricionistas é a saúde humana. A segunda é o bom senso. Com um cardápio balanceado, eles ensinam crianças, adolescentes e adultos a se alimentarem de forma equilibrada, com um cardápio adaptado às necessidades de quem o procura. Afinal, um esportista profissional não pode consumir o mesmo tanto de calorias que um vestibulando que faz exercício duas vezes por semana.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Nutrição

Por mais que você não o veja, o nutricionista está por todos os lados. Eles coordenam programas de alimentação em escolas, restaurantes e spas. Um dia, se estiver de bobeira, peça para conhecer quem faz o cardápio da empresa em que seu pai trabalha. Ele pode contar um pouco sobre o cotidiano e sanar dúvidas quanto à profissão. Há também a possibilidade desse profissional trabalhar em indústrias, desenvolvendo novos alimentos.

Os cursos de Nutrição duram normalmente 4 anos. O estágio e a monografia para conclusão de curso são obrigatórios. Na faculdade, você também tem a possibilidade de desenvolver projetos de extensão, nos quais tem maior contato com a comunidade. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), alunos da graduação desenvolvem o projeto PIPOCA. Junto com crianças com sobrepeso, estudantes criam sucos saudáveis e conversam sobre a importância de comer frutas e verduras. Divertido, não é?

Continua após a publicidade
Publicidade