logo-ge

O curso de Música em cinco notas

 

O curso de Música é ideal para quem gosta de pensar e fazer música (Créditos: Morgue File)

O curso de Música é ideal para quem gosta de pensar e fazer música (Créditos: Morgue File)

 

Maestro, primeira nota: Dó. A graduação em Música capacita profissionais para compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, empregando instrumentos acústicos ou eletrônicos.

Segunda: Ré. O curso possui duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Ambos requerem alguma vivência no campo, ou seja, não basta gostar, você tem que conhecer algum instrumento, seja ele de cordas (violão, violoncelo), sopro (trombone, trompete) ou de percussão (surdo, tamborim, pandeiro).

Terceira: Mi. A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. Tanto bacharelado quanto licenciatura tem duração de quatro anos.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Música

Quarta: Fá. Há mais oportunidades de trabalho para o licenciado, já que em 2008, o ensino da música em escolas de Educação Básica tornou-se obrigatório. Para o bacharel, as vagas estão na academia, caso siga o caminho da pesquisa, e em bandas e orquestras.

Quinta e última nota: Sol. O Guia do Estudante preparou uma lista detalhada com as áreas de atuação do profissional formado em Música. Está logo abaixo. É ler, se identificar ou não, e marcar a opção “Música” na inscrição do vestibular.

// O que você pode fazer

Canto

Atuar em óperas ou recitais e em gravações. Organizar e fazer a preparação vocal de corais.

Composição e arranjo

Criar partituras musicais para instrumentistas ou cantores. Criar trilhas sonoras de filmes, animações, peças teatrais, CDs-roM e websites, assim como jingles para filmes publicitários.

Ensino

Dar aulas em escolas de música, para crianças de pré-escola (educação musical) e para estudantes dos ensinos fundamental e Médio (mediante diploma de licenciatura).

Instrumento

Tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas.

Pesquisa

Fazer estudos e desenvolver pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música.

Regência

Organizar, ensaiar e dirigir conjuntos, orquestras e corais. Escolher as peças e os intérpretes que irão executá-las. Coordenar ensaios e orientar instrumentistas e cantores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s