logo-ge

O que faz um cientista social?

 

Manifestação na região do Largo do Machado, na zona sul da capital fluminense, contra as ações da Polícia Militar nas favelas do Rio (Fotos Públicas)

Manifestação na região do Largo do Machado, na zona sul da capital fluminense, contra as ações da Polícia Militar nas favelas do Rio (Fotos Públicas)

De repente, você olha e milhares de pessoas estão nas ruas. Pedem pelo impeachment da presidenta. Mais uns dias se passam e a multidão volta a ocupar a cidade. Não, não são as mesmas pessoas. Agora, pedem que os senadores respeitem os direitos dos trabalhadores e não aprovem a Lei da Terceirização. É tanta coisa, tanta gente, tanta causa que qualquer um fica confuso, não é?

Para destrinchar esse complexo cenário, o melhor a fazer é conversar com um cientista social. Este profissional estuda as origens, o desenvolvimento e  a organização das sociedades e culturais atuais. Resumindo, é um expert em gente, que analisa movimentos, conflitos sociais e a construção de identidades. Com seu conhecimento, pode nos dar pistas do que está acontecendo.

>> Saiba mais sobre a carreira e o curso de Ciências Sociais

Para se juntar ao grupo dos cientistas sociais, há duas possibilidades: o bacharelado ou a licenciatura. Nas duas modalidades, o estudante se depara com matérias relacionadas a três eixos principais: sociologia, antropologia e ciência política. A diferença é que na segunda opção, ele vai adentrar ao mundo dos pedagogos e se preparar para dar aulas.

O mercado de trabalho tem sido bastante receptivo ao cientista social. A maior oferta de vagas está em escolas e faculdades. Há boas oportunidades também em concursos públicos. Para você conhecer melhor a profissão, preparamos uma lista com as áreas de atuação. Está logo abaixo, dá uma olhadinha. Bons estudos.

// Antropologia

Estudar as diferentes culturas do homem.

// Ciência política

Analisar os sistemas e as instituições políticas, o comportamento político e as políticas públicas.

// Sociologia

Investigar as estruturas e a dinâmica das sociedades atuais, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.

// Ensino

Dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

// Pesquisa de opinião

Coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a eles

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s