logo-ge

O que se aprende em um curso de Ciências Biológicas?

Confira os conteúdos de algumas das principais matérias do curso

Conhecer as disciplinas ajuda a identificar se você tem interesse pela área. Confira os conteúdos de algumas das principais matérias do curso , segundo a professora Ligia Pons, coordenadora adjunta do curso de Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS).

ciências biológicas(imagem: istock)

Ciências Biológicas é o curso certo para você?

Biologia geral Introdução ao estudo da biologia. Visão geral sobre as características diagnósticas, descritivas e evolutivas dos Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia, e o grupo dos Vírus. Aspectos básicos de biologia celular e teorias. Escolas de classificação. Nomenclatura científica. Manuseio de equipamentos ópticos e procedimentos em laboratório.

Ecologia geral Divisões, conceituação e definições em Ecologia. Fatores que atuam nos ecossistemas.

Zoologia de invertebrados Aspectos morfológicos, fisiológicos, filogenéticos, evolutivos; identificação; relação ecológica no contexto ambiental (biomonitoramento) relativa aos invertebrados.

Anatomia vegetal e fisiologia vegetal Organização estrutural e morfologia dos diversos órgãos que compõem o vegetal, bem como dos processos fisiológicos importantes para manutenção das diversas espécies de organismos que compõem o Reino Plantae.

Biologia celular e tecidual Estudo prático laboratorial dos componentes celulares e teciduais humanos através da abordagem da biologia celular tecidual.

Genética clássica e citogenética Conhecimentos básicos que embasam as diferentes áreas de concentração englobadas sob Genética Clássica e Citogenética.

Botânica de criptógamas Criptógamas são plantas que não produzem sementes, flores ou frutos. A disciplina visa à compreensão da organização estrutural e morfológica (citologia e histologia) dos vegetais, dos processos fisiológicos vitais, da organização da sistemática, abordando as tendências evolutivas no estudo e identificação dos organismos do Reino Fungi, Algas do Reino Protista, Bryophytas e Pteridophytas. Baseando-se no conhecimento do ciclo biológico e características gerais, identificar as principais divisões, classes e famílias, relacionando aspectos ecológicos, biogeográficos e econômicos.

Zoologia de vertebrados Caracterização dos grupos de Vertebrados e sua origem e evolução. Composição atual enfocando aspectos relacionados a padrões adaptativos, morfológicos e fisiológicos de cada grupo dos vertebrados. Relações filogenéticas e taxonomia (descrição, identificação e classificação dos organismos) de Agnatha (classe de peixes), Peixes, Anfíbios, Mamíferos, Répteis, incluindo Aves. Aspectos ecológicos importantes em cada grupo.

Ecologia de populações e comunidades Parâmetros populacionais. Densidade, estrutura etária, distribuição espacial. Tabela de vida. Crescimento e regulação de populações. Relações Interespecíficas – Competição, predação, mutualismo. Comunidades – características, diversidade, padrões de diversidade. Extinção. Sucessão.

Sistemática e Evolução Biológica A origem e o impacto do pensamento evolutivo. Evidências da evolução biológica. Variabilidade e estrutura populacional. Adaptação e seleção natural. O contexto ecológico da mudança evolutiva. Especiação. Origem de novidades evolutivas. Classificação, sistemática e taxonomia. História (Aristóteles, Linnaeus, Buffon, Darwin, Hennig), teoria e metodologia da classificação biológica. Agrupamento e ascendência comum.  As diferentes escolas: tradicional, numérica, evolutiva e filogenética.

Fisiologia humana A partir de uma visão sistêmica evolutiva, compreender os mecanismos macro e micro da Fisiologia Humana, com ênfase na unidade morfofisiológica (a célula) e seu controle na homeostase (processo de auto-regulação) orgânica.

Botânica de fanerógamas Organização da sistemática, do conhecimento do ciclo biológico e características gerais, abordando as tendências evolutivas no estudo e identificação das principais divisões, classes e famílias de Fanerógamas (plantas que produzem sementes e flores), relacionando aspectos ecológicos, biogeográficos e econômicos.

Genética de populações e evolução O desenvolvimento histórico das ideias sobre evolução. Processos microevolutivos: genes nas populações, forças evolutivas, evolução adaptativa, evolução neutra. Especiação. Processos macroevolutivos, eventos chaves na história da vida; evolução dos grandes grupos; padrões de estase e de extinções. Evolução humana.

Biologia molecular básica Princípios básicos da biologia molecular. Mecanismos de duplicação e transcrição de DNA e síntese proteica. Organização do genoma e regulação gênica em vírus, procariotos e eucariotos. Aplicações de técnicas de biologia molecular.

Embriologia e anatomia comparada Introdução ao estudo do desenvolvimento evolutivo e comparado em vertebrados. Estudo da estrutura, função e forma anatômica. Caracterização e função das estruturas corpóreas dos vertebrados sob o enfoque comparado com a finalidade de identificar padrões anatômicos característicos de cada grupo evidenciando as homologias existentes. Discutir a importância da estrutura anatômica e sua modificação numa escala evolutiva; buscando o entendimento da relação entre a estrutura funcional e ambiente.

Biologia de campo Trabalhos teóricos e práticos visando à integração dos componentes curriculares biológicos abordados ao longo do Curso.

Biogeografia histórico-ecológica Padrões de distribuição biogeográfica. Fundamentos ecológicos e históricos da distribuição geográfica das espécies e seus fatores determinantes. Regiões biogeográficas e províncias neotropicais. Variações regionais na diversidade de espécies. Consequências da ação antrópica sobre a distribuição biogeográfica e sobre a biodiversidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. The tolilrtas looks great. I do not know whether we can get this German #550flour over here. Can we use all purpose flour instead? Would love to try out this recipe!

    Curtir

  2. This is way more helpful than anything else I’ve looked at.

    Curtir