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O que se aprende em um curso de Ciências Biológicas?

Confira os conteúdos de algumas das principais matérias do curso

Por Lisandra Matias
Atualizado em 3 set 2020, 11h24 - Publicado em 3 nov 2016, 13h12

Conhecer as disciplinas ajuda a identificar se você tem interesse pela área. Confira os conteúdos de algumas das principais matérias do curso , segundo a professora Ligia Pons, coordenadora adjunta do curso de Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS).

Ciências Biológicas é o curso certo para você?

Biologia geral Introdução ao estudo da biologia. Visão geral sobre as características diagnósticas, descritivas e evolutivas dos Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia, e o grupo dos Vírus. Aspectos básicos de biologia celular e teorias. Escolas de classificação. Nomenclatura científica. Manuseio de equipamentos ópticos e procedimentos em laboratório.

Ecologia geral Divisões, conceituação e definições em Ecologia. Fatores que atuam nos ecossistemas.

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Zoologia de invertebrados Aspectos morfológicos, fisiológicos, filogenéticos, evolutivos; identificação; relação ecológica no contexto ambiental (biomonitoramento) relativa aos invertebrados.

Anatomia vegetal e fisiologia vegetal Organização estrutural e morfologia dos diversos órgãos que compõem o vegetal, bem como dos processos fisiológicos importantes para manutenção das diversas espécies de organismos que compõem o Reino Plantae.

Biologia celular e tecidual Estudo prático laboratorial dos componentes celulares e teciduais humanos através da abordagem da biologia celular tecidual.

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Genética clássica e citogenética Conhecimentos básicos que embasam as diferentes áreas de concentração englobadas sob Genética Clássica e Citogenética.

Botânica de criptógamas Criptógamas são plantas que não produzem sementes, flores ou frutos. A disciplina visa à compreensão da organização estrutural e morfológica (citologia e histologia) dos vegetais, dos processos fisiológicos vitais, da organização da sistemática, abordando as tendências evolutivas no estudo e identificação dos organismos do Reino Fungi, Algas do Reino Protista, Bryophytas e Pteridophytas. Baseando-se no conhecimento do ciclo biológico e características gerais, identificar as principais divisões, classes e famílias, relacionando aspectos ecológicos, biogeográficos e econômicos.

Zoologia de vertebrados Caracterização dos grupos de Vertebrados e sua origem e evolução. Composição atual enfocando aspectos relacionados a padrões adaptativos, morfológicos e fisiológicos de cada grupo dos vertebrados. Relações filogenéticas e taxonomia (descrição, identificação e classificação dos organismos) de Agnatha (classe de peixes), Peixes, Anfíbios, Mamíferos, Répteis, incluindo Aves. Aspectos ecológicos importantes em cada grupo.

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Ecologia de populações e comunidades Parâmetros populacionais. Densidade, estrutura etária, distribuição espacial. Tabela de vida. Crescimento e regulação de populações. Relações Interespecíficas – Competição, predação, mutualismo. Comunidades – características, diversidade, padrões de diversidade. Extinção. Sucessão.

Sistemática e Evolução Biológica A origem e o impacto do pensamento evolutivo. Evidências da evolução biológica. Variabilidade e estrutura populacional. Adaptação e seleção natural. O contexto ecológico da mudança evolutiva. Especiação. Origem de novidades evolutivas. Classificação, sistemática e taxonomia. História (Aristóteles, Linnaeus, Buffon, Darwin, Hennig), teoria e metodologia da classificação biológica. Agrupamento e ascendência comum.  As diferentes escolas: tradicional, numérica, evolutiva e filogenética.

Fisiologia humana A partir de uma visão sistêmica evolutiva, compreender os mecanismos macro e micro da Fisiologia Humana, com ênfase na unidade morfofisiológica (a célula) e seu controle na homeostase (processo de auto-regulação) orgânica.

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Botânica de fanerógamas Organização da sistemática, do conhecimento do ciclo biológico e características gerais, abordando as tendências evolutivas no estudo e identificação das principais divisões, classes e famílias de Fanerógamas (plantas que produzem sementes e flores), relacionando aspectos ecológicos, biogeográficos e econômicos.

Genética de populações e evolução O desenvolvimento histórico das ideias sobre evolução. Processos microevolutivos: genes nas populações, forças evolutivas, evolução adaptativa, evolução neutra. Especiação. Processos macroevolutivos, eventos chaves na história da vida; evolução dos grandes grupos; padrões de estase e de extinções. Evolução humana.

Biologia molecular básica Princípios básicos da biologia molecular. Mecanismos de duplicação e transcrição de DNA e síntese proteica. Organização do genoma e regulação gênica em vírus, procariotos e eucariotos. Aplicações de técnicas de biologia molecular.

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Embriologia e anatomia comparada Introdução ao estudo do desenvolvimento evolutivo e comparado em vertebrados. Estudo da estrutura, função e forma anatômica. Caracterização e função das estruturas corpóreas dos vertebrados sob o enfoque comparado com a finalidade de identificar padrões anatômicos característicos de cada grupo evidenciando as homologias existentes. Discutir a importância da estrutura anatômica e sua modificação numa escala evolutiva; buscando o entendimento da relação entre a estrutura funcional e ambiente.

Biologia de campo Trabalhos teóricos e práticos visando à integração dos componentes curriculares biológicos abordados ao longo do Curso.

Biogeografia histórico-ecológica Padrões de distribuição biogeográfica. Fundamentos ecológicos e históricos da distribuição geográfica das espécies e seus fatores determinantes. Regiões biogeográficas e províncias neotropicais. Variações regionais na diversidade de espécies. Consequências da ação antrópica sobre a distribuição biogeográfica e sobre a biodiversidade.

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