logo-ge

Para cursar Design Gráfico precisa saber desenhar muito bem?

Nós já falamos no blog sobre a necessidade de saber desenhar bem na carreira de Arquitetura. Hoje é a vez de saber essa mesma questão, mas na área de Design Gráfico. Quem mandou a pergunta pra gente foi o leitor Lucas Thomazini:

“Criei uma grande paixão por design gráfico mesmo sem conhecer muito. Tenho certeza que é o curso que eu me identifico, mas o único problema é que não sou um desenhista de mão cheia. Gostaria de saber se para ser um designer gráfico é necessário saber técnicas de desenho e tudo mais.”

Conversamos com o designer Alexandre Nacari. Ele é formado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalha atualmente na área de design digital, desenvolvendo sites, apps, games e objetos educacionais como freelancer no interior de São Paulo. Já trabalhou em startups e também em empresas como Abril e Tectoy.  Segundo Nacari, desenhar com lápis e papel é uma das coisas que ele menos faz hoje. “Tenho uma lapiseira aqui na minha mesa e de vez em quando eu ainda a pego para desenhar com a Sofia, minha filha de 4 anos”, disse.

– Conheça os melhores cursos de Design do Brasil e saiba mais sobre a profissão

Vamos ver o que ele tem para nos contar sobre essa área!

“Essa é uma pergunta que atormenta qualquer aspirante a designer: preciso desenhar para poder me candidatar a esse curso? A resposta mais simples é: não, não precisa! Entretanto, acho melhor explicar como cheguei a essa conclusão.

Quando eu era um adolescente do Ensino Médio desenhando as poses do Wolverine depois do dever de casa, uma questão me atormentava: qual a faculdade eu deveria fazer? Qual carreira um desenhista deveria seguir?

Bom, eu não era bem um desenhista, definitivamente não era um bom desenhista, mas eu era um cara apaixonado pela forma como eram feitos aqueles quadrinhos que eu lia. Quem escrevia a historia? Quem fazia as letras? Tem um cara só para pintar? Como o cara transforma o texto em arte?

Foi quando em um feriado qualquer minha tia Alessandra, na época Unespiana (estudante da UNESP) e hoje professora de educação física, me trouxe uma ótima notícia: “Alex, descobri um curso que você vai adorar! Eu moro com uma menina que cursa Desenho Industrial. Os alunos deste curso fazem revistas, capas de discos, embalagens e têm aulas de desenho. Eles passam a semana inteira desenhando!”. Era o fim da minha angústia! Agora eu tinha um motivo para entrar em uma faculdade. Existia um curso para pessoas que querem desenhar.

Alguns anos mais tarde ingressei na faculdade achando que a aula de Desenho de Observação seria a mais importante do mundo, mas ledo engano. Começaram as aulas de História da Arte, Tipografia, Desenho Geométrico, Fotografia, Antropologia, Psicologia, entre muitas outras. Eu fui entendendo que desenhar era apenas uma das muitas ferramentas que um designer pode usar para projetar. Afinal, Design é projetar e não desenhar. Essa tornou-se uma mensagem muito clara a cada diferente disciplina que eu tinha na faculdade.

Durante minha vida profissional conheci ótimos designers que cozinhavam, costuravam, programavam, escreviam músicas ou tiravam fotos. Todos gostavam de abrir uma revista e curtir algumas páginas do Wolverine, mas nem todos poderiam desenhá-lo.

Espero ter ajudado!”

______________

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s