logo-ge

Por dentro do curso de Engenharia de Materiais

A cerâmica é um dos materiais estudados por estes profissionais (Imagem: Morgue File)

A cerâmica é um dos materiais estudados por estes profissionais (Imagem: Morgue File)

 

O curso de Engenharia de Materiais é novo, então, é natural a existência de dúvidas. Este profissional trabalha em duas vertentes: descobre materiais e busca novas utilizações para matérias-primas já descobertas.

A duração do bacharelado é de cinco anos. Nos três primeiros anos, a grade curricular é a mesma para todos estudantes. Depois, os alunos optam por uma das três especializações: metais, polímeros e cerâmicas. Teoria e prática coexistem. O estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

>> Saiba mais sobre a carreira e o curso do Engenheiro de Materiais

O mercado é receptivo a este profissional. Há vagas em indústrias petroquímicas e siderúrgicas. Indústrias de transformação de polímeros e a construção civil também são setores que empregam muitos bacharéis.

Gostou? Caso queira se aprofundar nesta profissão, dê uma olhadinha na lista abaixo. Falamos sobre as principais áreas de atuação do Engenheiro de Materiais.

// O que você pode fazer?

Cerâmica

Criar materiais cerâmicos, avaliar suas propriedades e estudar novas utilizações para os já existentes. Controlar a qualidade da produção das peças em indústrias de materiais refratários e revestimentos cerâmicos.

Metais

Desenvolver ligas metálicas e gerenciar sua produção, para garantir a qualidade do material, conforme suas propriedades e seu destino.

Polímeros

Criar compostos de borracha, resinas, plásticos e acrílicos para ser empregados nos mais diversos tipos de indústria, controlando a aplicação do material de acordo com suas propriedades e o uso a que se destina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s