Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Posso desenvolver personagens para jogos fazendo um curso de Animação?

Por Malú Damázio Atualizado em 24 fev 2017, 15h40 - Publicado em 9 dez 2014, 19h15

(Imagem: Thinkstock)

Personagens e cenários realísticos de muitos jogos em 3D que chegam até seu computador ou videogame são desenvolvidos por animadores especializados em concept art (que pode ser definido, em termos simples, como a criação do conceito e da estética do jogo, filme, animação ou quadrinho). A dúvida de hoje é sobre as habilidades aprendidas durante o curso de animação e foi enviada pelo Rodrigo Deus.

“Boa tarde! Gostaria de saber se no curso de animação se aprende também a realizar ilustrações bem trabalhadas e concept arts de personagens e cenários. Pois eu sinto a necessidade de aprender essas disciplinas. Obrigado.”

Para solucionar a questão, o Guia do Estudante conversou com Regina Resende, formada pelo curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e sócia da empresa Kanuni Studios. Ela conta que durante a faculdade você aprenderá várias técnicas de animação, inclusive noções básicas de concept art, mas que, para se aprofundar nessa área, é necessário que o próprio estudante procure complementar seus estudos com cursos extracurriculares.

“Tudo bem, Rodrigo? O curso de Cinema de Animação é um curso generalista, você aprenderá de tudo um pouco (stop motion, animação 2D e 3D, modelagem, animação experimental etc), mas não será um especialista em todas as áreas. No decorrer do curso, provavelmente, você vai optar por seguir uma determinada área e, a partir daí, se desenvolver por conta própria. No curso existem matérias voltadas para a área de concept art, tanto de personagens como de cenários, porém será apenas uma noção, nada muito aprofundado.

Continua após a publicidade

Existem ótimas escolas nacionais específicas nesta área. Elas oferecem cursos livres que podem complementar sua formação como animador. Escola Melies, em São Paulo, ICS.art., também na capital paulista, e Black Fox Studio, no Rio de Janeiro, são alguns dos institutos que oferecem conteúdos mais completos e aprofundados.

O curso de Cinema de Animação é relativamente novo e a grade curricular está passando por modificações para atender o mercado de trabalho que está crescendo no Brasil. Em nosso país, a maioria dos profissionais sabe fazer de tudo um pouco, diferentemente do mercado internacional que opta por especialistas em cada área.

Apesar de ser um curso ainda em processo de amadurecimento, vi, nos últimos períodos da faculdade, um intenso esforço por parte dos professores em oferecer melhores conteúdos e condições de aprendizagem.”

>> Saiba mais sobre design de jogos

_________________________

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! (=

Continua após a publicidade
Publicidade