logo-ge

Psicologia: como é o curso e suas principais disciplinas

Formação permite atuar em diversas áreas, da psicologia educacional ao comportamento do consumidor

“O psicólogo é um estudioso e pesquisador da alma humana”, diz a professora Claudia Ribeiro, coordenadora do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico.

O profissional estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, ideias e valores. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos.

A sua atuação, no entanto, vai muito além do trabalho clínico, em consultório. Está centrada no ser humano e em suas mais diversas manifestações em diferentes contextos, como nas instituições de ensino, nas empresas e organizações públicas e privadas e nos hospitais.

A visibilidade que a profissão tem alcançado nos últimos anos, segundo a professora Claudia, se deve a uma consciência cada vez maior da relevância do trabalho do psicólogo para a população em geral. “As pessoas passam a enxergar a contribuição do psicólogo em diversas esferas. A área de saúde pública, por exemplo, tem contratado profissionais da Psicologia. Os planos de saúde são obrigados a cobrir atendimentos psicológicos. E as pessoas cada vez mais buscam o psicólogo para o autoconhecimento, para ajudar na superação de traumas ou ajustes de comportamento, para propiciar qualidade de vida. São aspectos cada vez mais valorizados”, diz.

Conheça as respostas dadas pela professora Claudia, da PUC Minas, a 6 dúvidas comuns sobre como é um curso de graduação em Psicologia.


Qual o perfil do aluno de Psicologia? Que características ele deve ter?

Para se dar bem no curso de Psicologia é desejável ter algumas características, como gostar de pessoas, de leitura e ter habilidade para trabalhar em grupo, já que o psicólogo costuma atuar em equipes com outros profissionais (como médicos, fonoaudiólogos etc).


Quais as principais matérias básicas do curso?

Historia da Psicologia – História da psicologia no Brasil, o nascimento da psicologia cientifica, as principais ideias desse campo de estudo.

Teorias do Desenvolvimento da Criança – Constituição histórica, social e cultural da infância. Principais teorias do estudo do desenvolvimento infantil, em seus contextos históricos. As relações entre desenvolvimento, educação e cultura.

Neuropsicologia – Estudo da neuropsicologia e de suas aplicações, correlacionando funcionamento cerebral, cognição e comportamento. Fundamentos teóricos do uso da avaliação em neuropsicologia e da reabilitação neuropsicológica.

Psicologia da aprendizagem – O processo de aprendizagem em sua vertente psicossocial. Visão geral das teorias da aprendizagem. As relações entre aprendizagem, educação e cultura.

E exemplos de matérias específicas?

Teoria psicanalítica – Freud e as origens do movimento psicanalítico. Os princípios do funcionamento do aparelho psíquico.

Técnicas de Exame e avaliação psicológica – Estudo da avaliação psicológica: conceituação, aspectos teóricos, técnicos e éticos.  Instrumentos de avaliação psicológica: entrevistas e testes psicológicos. Entrevistas de seleção e de anamnese. Testes psicométricos de inteligência, de personalidade e de interesses: fundamentos teóricos, aplicação e análise dos dados.

Psicopatologia – Histórico da psicopatologia (estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental). As diversas abordagens metodológicas em psicopatologia. A entrevista fenomenológica

Orientação Profissional – Os diversos modelos teóricos de orientação profissional. Informação profissional. Metodologia e técnicas de intervenção individual e em grupo.

Saúde Mental e TrabalhoSaúde Ocupacional. Higiene e Segurança no Trabalho. Ergonomia. Os impactos da Organização do Trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores. Psicopatologia do trabalho. Psicodinâmica do trabalho. Pesquisas e estudos em Saúde Mental e Trabalho.


Como são as atividades práticas e os estágios?

O aluno do curso de Psicologia no decorrer da sua formação participa de atividades praticas nas comunidades e organizações. Ele vai aprender a realizar avaliação psicológica e diagnóstico de pessoas, grupos, organizações, instituições e comunidades para identificar necessidades e demandas de intervenção. O aluno realiza atividades relacionadas à prevenção, à promoção da saúde, à terapêutica, à reeducação e à consultoria nas áreas do trabalho, da educação e da saúde, dentre outras.


O trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório?

Em geral, no último ano de sua formação, o aluno escolhe um tema de seu interesse para pesquisar com mais profundidade. Durante a execução do trabalho, ele terá um professor orientador para auxiliá-lo na pesquisa. Ao final, deve apresentar o trabalho para uma banca examinadora, constituída de professores do curso. Entre os temas que costumam ser escolhidos estão: saúde mental do trabalhador, o papel da psicologia nas escolas, na área da saúde (hospitais, por exemplo) e na justiça, psicologia e a inclusão de pessoas com deficiência, psicologia no esporte e o papel do psicólogo nas organizações.


Como está o mercado de trabalho para os recém-formados?

O campo de trabalho do psicólogo tem crescido nos últimos tempos e está cada vez mais amplo. Além do tradicional atendimento em consultórios para tratar do sofrimento mental de indivíduos e da atuação nas áreas de educação (acompanhamento de problemas de aprendizagem e orientação profissional, por exemplo) e saúde (como atendimento a pacientes hospitalizados), organizações e empresas de diversos setores têm contratado psicólogos para atuar em diversas frentes, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, saúde do trabalhador, aconselhamento de carreira, novas tecnologias, marketing e comunicação e análise do comportamento do consumidor.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s