Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Psicologia: como é o curso e suas principais disciplinas

Formação permite atuar em diversas áreas, da psicologia educacional ao comportamento do consumidor

Por Lisandra Matias
Atualizado em 13 mar 2020, 16h02 - Publicado em 6 mar 2018, 17h00

 

“O psicólogo é um estudioso e pesquisador da alma humana”, diz a professora Claudia Ribeiro, coordenadora do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico.

O profissional estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, ideias e valores. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos.

A sua atuação, no entanto, vai muito além do trabalho clínico, em consultório. Está centrada no ser humano e em suas mais diversas manifestações em diferentes contextos, como nas instituições de ensino, nas empresas e organizações públicas e privadas e nos hospitais.

A visibilidade que a profissão tem alcançado nos últimos anos, segundo a professora Claudia, se deve a uma consciência cada vez maior da relevância do trabalho do psicólogo para a população em geral. “As pessoas passam a enxergar a contribuição do psicólogo em diversas esferas. A área de saúde pública, por exemplo, tem contratado profissionais da Psicologia. Os planos de saúde são obrigados a cobrir atendimentos psicológicos. E as pessoas cada vez mais buscam o psicólogo para o autoconhecimento, para ajudar na superação de traumas ou ajustes de comportamento, para propiciar qualidade de vida. São aspectos cada vez mais valorizados”, diz.

Conheça as respostas dadas pela professora Claudia, da PUC Minas, a 6 dúvidas comuns sobre como é um curso de graduação em Psicologia.


Qual o perfil do aluno de Psicologia? Que características ele deve ter?

Para se dar bem no curso de Psicologia é desejável ter algumas características, como gostar de pessoas, de leitura e ter habilidade para trabalhar em grupo, já que o psicólogo costuma atuar em equipes com outros profissionais (como médicos, fonoaudiólogos etc).

Continua após a publicidade


Quais as principais matérias básicas do curso?

Historia da Psicologia – História da psicologia no Brasil, o nascimento da psicologia cientifica, as principais ideias desse campo de estudo.

Teorias do Desenvolvimento da Criança – Constituição histórica, social e cultural da infância. Principais teorias do estudo do desenvolvimento infantil, em seus contextos históricos. As relações entre desenvolvimento, educação e cultura.

Neuropsicologia – Estudo da neuropsicologia e de suas aplicações, correlacionando funcionamento cerebral, cognição e comportamento. Fundamentos teóricos do uso da avaliação em neuropsicologia e da reabilitação neuropsicológica.

Continua após a publicidade

Psicologia da aprendizagem – O processo de aprendizagem em sua vertente psicossocial. Visão geral das teorias da aprendizagem. As relações entre aprendizagem, educação e cultura.

E exemplos de matérias específicas?

Teoria psicanalítica – Freud e as origens do movimento psicanalítico. Os princípios do funcionamento do aparelho psíquico.

Continua após a publicidade

Técnicas de Exame e avaliação psicológica – Estudo da avaliação psicológica: conceituação, aspectos teóricos, técnicos e éticos.  Instrumentos de avaliação psicológica: entrevistas e testes psicológicos. Entrevistas de seleção e de anamnese. Testes psicométricos de inteligência, de personalidade e de interesses: fundamentos teóricos, aplicação e análise dos dados.

Psicopatologia – Histórico da psicopatologia (estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental). As diversas abordagens metodológicas em psicopatologia. A entrevista fenomenológica

Orientação Profissional – Os diversos modelos teóricos de orientação profissional. Informação profissional. Metodologia e técnicas de intervenção individual e em grupo.

Saúde Mental e TrabalhoSaúde Ocupacional. Higiene e Segurança no Trabalho. Ergonomia. Os impactos da Organização do Trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores. Psicopatologia do trabalho. Psicodinâmica do trabalho. Pesquisas e estudos em Saúde Mental e Trabalho.

Continua após a publicidade


Como são as atividades práticas e os estágios?

O aluno do curso de Psicologia no decorrer da sua formação participa de atividades praticas nas comunidades e organizações. Ele vai aprender a realizar avaliação psicológica e diagnóstico de pessoas, grupos, organizações, instituições e comunidades para identificar necessidades e demandas de intervenção. O aluno realiza atividades relacionadas à prevenção, à promoção da saúde, à terapêutica, à reeducação e à consultoria nas áreas do trabalho, da educação e da saúde, dentre outras.


O trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório?

Em geral, no último ano de sua formação, o aluno escolhe um tema de seu interesse para pesquisar com mais profundidade. Durante a execução do trabalho, ele terá um professor orientador para auxiliá-lo na pesquisa. Ao final, deve apresentar o trabalho para uma banca examinadora, constituída de professores do curso. Entre os temas que costumam ser escolhidos estão: saúde mental do trabalhador, o papel da psicologia nas escolas, na área da saúde (hospitais, por exemplo) e na justiça, psicologia e a inclusão de pessoas com deficiência, psicologia no esporte e o papel do psicólogo nas organizações.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade


Como está o mercado de trabalho para os recém-formados?

O campo de trabalho do psicólogo tem crescido nos últimos tempos e está cada vez mais amplo. Além do tradicional atendimento em consultórios para tratar do sofrimento mental de indivíduos e da atuação nas áreas de educação (acompanhamento de problemas de aprendizagem e orientação profissional, por exemplo) e saúde (como atendimento a pacientes hospitalizados), organizações e empresas de diversos setores têm contratado psicólogos para atuar em diversas frentes, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, saúde do trabalhador, aconselhamento de carreira, novas tecnologias, marketing e comunicação e análise do comportamento do consumidor.

 

Publicidade
Psicologia: como é o curso e suas principais disciplinas
Mundo do Trabalho
Psicologia: como é o curso e suas principais disciplinas
Formação permite atuar em diversas áreas, da psicologia educacional ao comportamento do consumidor

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.