Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?

Só o médico pode prescrever medicamentos e realizar cirurgias; perfil do biomédico tem ênfase na pesquisa

Por Lisandra Matias Atualizado em 23 mar 2018, 08h52 - Publicado em 22 mar 2018, 19h00

(imagem: istock)

Muitos estudantes que se interessam por Medicina têm curiosidade também sobre o curso de Biomedicina. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

O biomédico tem várias áreas de atuação (veja na sequência), sendo que algumas delas têm similaridades com a Medicina, pois envolvem a saúde humana.

De modo geral, o biomédico identifica e estuda os microrganismos causadores de doenças para desenvolver medicamentos e vacinas para combatê-los. Também interpreta o resultado de exames clínicos para diagnósticos e realiza pesquisas em áreas como genética e reprodução humana. Seu perfil é, sobretudo, de um pesquisador.

O médico também investiga a causa das doenças, procurando sua cura e prevenção. Mas sua atuação é voltada para a prevenção e o tratamento. Além disso, só ele pode prescrever medicamentos e realizar cirurgias.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois profissionais, veja algumas áreas de atuação do biomédico:

Continua após a publicidade

Análises clínicas Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Análises ambientais Fazer análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.

Indústria Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.

Análises bromatológicas Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.

Biologia molecular Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.

Genética Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Diagnóstico por imagem Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos (que cabe ao médico).

Continua após a publicidade

Publicidade