logo-ge

Saiba mais sobre a carreira de fotógrafo

Fotografia é a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais.

O trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial – fotografias em estúdio, por exemplo. Para saber mais sobre a carreira, o Por dentro das profissões conversou com a fotógrafa autônoma Camila Svenson, formada no curso da Escola Panamericana.

O curso de Fotografia

Há apenas três bacharelados no país que oferecem uma formação mais humanística para esse profissional. Eles têm boa base teórica, mas muita experimentação, também. A maioria dos cursos, porém, é tecnológico e voltado para as técnicas da imagem. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

O essencial do curso acaba sendo a técnica, mas o fotógrafo precisa ter bagagem. Segundo a Camila, é importante conhecer profissionais diferentes, projetos, trabalhos e livros distintos.

Conheça o curso de fotografia do Senac

A carreira lida com trabalhos autorais

A Camila fez questão de explicar que o meio fotográfico é bastante autoral e os trabalhos são todos um reflexo do profissional. Por isso, há situações mais delicadas quando se julga o trabalho alheio. “É uma área que você mexe muito com o ego das pessoas”, explica.

Outro problema na profissão está no fato de que, segundo a fotógrafa, muitos acreditam que para ser fotógrafo basta ter um equipamento caro. Entretanto, é preciso saber criar uma linguagem pessoal no seu trabalho para conseguir se destacar. “Na fotografia é importante ter contatos, também, é muito boca a boca”, completa Camila.

O melhor da profissão

Para a fotógrafa, o prazer que ela tem ao tirar uma foto que vale a pena é a melhor coisa na carreira. Fotografia é arte e, como toda carreira na área artística, o retorno pessoal é, muitas vezes, maior que o financeiro.

Conheça as 13 profissões de Artes e Design

O próprio mercado de trabalho reflete isso. Segundo a Camila, há bastante mercado para fotografia de eventos e publicidade. A área de editoriais de moda e fotojornalismo também traz bastante possibilidade de emprego. O mercado mais difícil de entrar é o das artes – expor o trabalho em galerias e vender as fotos. “É tão mais difícil que a maioria dos fotógrafos faz trabalhos comerciais em paralelo com a fotografia artística”, conta.

Gostou de Fotografia?

A fotógrafa deu dicas para quem quer ser um fotógrafo bem sucedido: “tem que ter um olhar diferente. Fotografar sempre e explorar técnicas diferentes. Além disso, é importante manter os contatos que você vai fazendo”, diz.

Para aqueles que estão em dúvida se é isso mesmo que querem, ela sugere o uso de câmeras analógicas, que forçam quem está atrás das lentes a pensar mais sobre cada imagem. Quando você tem um limite de fotografias que pode tirar no filme – e precisa pagar pela revelação – acaba passando mais tempo na hora de compor uma boa imagem. Ela também sugere que se faça cursos básicos, leia bastante e veja muitas fotos. “No final, a pessoa sabe quando quer ser fotógrafa”, completa Camila.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s