logo-ge

Um tour pela Engenharia Elétrica

 

Os engenheiros elétricos são profissionais fundamentais na gestão de linhas de distribuição de energia (Créditos: Morgue File)

Os engenheiros elétricos são profissionais fundamentais na gestão de linhas de distribuição de energia (Créditos: Morgue File)

 

Coloque o capacete e a luva, vamos começar nosso passeio pela Engenharia Elétrica. Primeira pergunta, você sabe o que este profissional faz? Simples, ele lida com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Quer mais detalhes? Ele está habilitado a construir  e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial. Também pode atuar no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos e na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas.

Se você se identificou ou, pelo menos, ficou interessado, é hora de conhecer o curso. O bacharelado em Engenharia Elétrica tem duração de cinco anos e é puxado. Na grade curricular, estão disciplinas básicas da engenharia, nas quais os estudantes mergulham em aulas práticas e aulas de laboratório. No terceiro ano, matérias mais profissionalizantes aparecem. Os alunos aprendem a fazer projetos de sistemas elétricos e digitais. Legal, não é?

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Engenharia Elétrica

E o mercado, a grande preocupação do mundo? A previsão para os futuros engenheiros é boa. Segundo Plano de Expansão de Energia, do Ministério de Minas e Energia, mais de 210 bilhões de reais vão ser investidos no setor elétrico nos próximos dez anos. Ou seja, não vai faltar emprego. Os bacharéis poderão atuar em hidrelétricas, termoelétricas e usinas a biomassa, mas também na gestão e aperfeiçoamento de sistemas de transmissão e distribuição.

Quer mais opções? Abaixo fizemos uma lista com as áreas de atuação possíveis para engenheiros eletricistas. Examine-as e procure profissionais para conversar, saber mais sobre o cotidiano. Assim, você pode tomar a decisão com mais consciência. Depois, é só estudar e se preparar para a entrada na universidade. =)

 

// O que você pode fazer

Automação: projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.

Eletrônica: desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, entre outros.

Eletrotécnica (potência e energia): planejar e operar sistemas elétricos, da geração à distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e equipamentos usados no sistema de geração, transmissão e distribuição. Ampliar as redes de alta-tensão e dar manutenção a elas.

Engenharia biomédica: projetar e construir equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Especificar e gerenciar sua utilização.

Hardware e programação: desenhar componentes e desenvolver sistemas.

Instrumentação: Projetar e desenvolver equipamentos para a realização de medidas, registro de dados e atuadores.

Microeletrônica: Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) destinados a sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outras finalidades.

Telecomunicações: Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir sistemas e equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s