Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Unesp 2017: saiba mais sobre os 5 cursos mais concorridos

Por Lisandra Matias
Atualizado em 24 fev 2017, 15h01 - Publicado em 9 nov 2016, 12h49

No próximo domingo, 13 de novembro, ocorrerá a primeira fase do vestibular da Unesp. A prova é composta por 90 testes, com cinco alternativas, sendo 30 questões de cada uma das três áreas: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática; e Ciências Humanas (História, Geografia,  Filosofia e Sociologia).

 

Unesp ourinhos

Campus da Unesp, em Ourinhos (SP)

No total, 30.404 candidatos farão o exame, concorrendo a 2.975 vagas, uma média de 10 candidatos por vaga. Mas alguns cursos superam em muito essa média. Confira os cinco cursos mais disputados e conheça mais sobre essas graduações e o perfil do profissional formado por elas.

Unesp 2017 – Cursos mais concorridos (relação candidato/vaga)

Medicina – integral (Botucatu) 266,2
Direito – matutino (Franca) 55,1
Psicologia – integral (Bauru) 44,4
Arquitetura e Urbanismo – integral (Bauru) 44,2
Engenharia Química – integral (Araraquara) 42,0

Relação candidato/vaga da Unesp 2017: veja a lista completa

Medicina

O currículo é puxado, o período é integral e há seminários, pesquisas e plantões em hospitais. Na Unesp, os dois últimos anos da gra­duação são em regime de internato (atividades práticas) em diversas instituições da região, como a Maternidade do Hospital Regional Sorocabano, o Centro de Saúde Escola de Botucatu, as Unidades Básicas de Saúde de Botucatu, além do Hospital das Clínicas da Unesp e do Hospital Estadual de Bauru, administrado pela Universidade.

A pesquisa Demografia Médica do Brasil 2015, do Conselho Federal de Medicina, mostrou o perfil dos médicos do país atualmente: metade deles fez residência em apenas seis especialidades: clínica-geral, pediatra, cirurgia-geral, ginecologia, anestesiologia e cardiologia. Quanto à carga de trabalho, somente 22% têm apenas um emprego. Mais da metade atua em dois ou até em três locais diferentes. Quase 20% possuem quatro ou cinco empregos e 5% deles sobrevivem trabalhando em seis ou mais lugares!

Continua após a publicidade


Direito

Há dois caminhos distintos para quem faz esse bacharelado: atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado – e defender os direitos e interesses dos clientes em diversos campos – é preciso passar em exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já na carreira jurídica – atuação em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos – o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público.

Na Unesp, dois dos principais destaques do curso são o Centro Jurídico-Social, que atende a população carente da região, e o Núcleo de Prática Jurídica, onde os estudantes realizam  estágio simulado por meio da elaboração de peças processuais. Eles também fazem estágios na Justiça Estadual, na Jus­tiça Federal, na Justiça do Trabalho, no Ministério Público e em escritórios de advocacia.

Conheça as disciplinas de um curso de Direito.

Continua após a publicidade


Psicologia

Além da área clínica, em geral a mais conhecida, são muitas as possibilidades de atuação do psicólogo – psicologia educacional, social, jurídica, organizacional e do trabalho, da saúde, esportiva e do trânsito, entre outras.

A formação oferecida pela Unesp é generalista e não privilegia uma abordagem teórica ou uma área de atuação específica. Os alunos estudam diversas teorias sobre o comportamento humano em diferentes contextos.

A complexidade da formação acadêmica do psicólogo, segundo a Unesp, exige grande dedicação ao longo do curso. Por isso, a universidade recomenda que os alunos participem de grupos de estudo extraclasse e projetos de pesquisa científica e extensão universitária (ações na comunidade), para complementar o conteúdo das aulas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade


Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto pode trabalhar em órgãos públicos (municipais, estaduais ou federais) ou em empresas privadas. No primeiro caso, desenvolve projetos de urbanismo (planejando uma região, cidade ou bairro, por exemplo) e de edificações (como escolas, hospitais e conjuntos residenciais). No segundo, projeta e coordena obras (residenciais, comerciais, industriais) e faz projetos de paisagismo (em espaços abertos, como parques e praças) e arquitetura de interiores (organização de espaços internos, definindo acabamentos e mobiliário).

O curso da Unesp Bauru combina aulas teóricas e práticas, visitas e viagens técnicas. Um dos destaques é a Semana de Arquitetura e Urbanismo, que propõe o debate de questões relacionadas ao universo da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo com profissionais convidados.


Engenharia Química

Esse engenheiro trabalha com os processos industriais que empregam transformações químicas, físicas, biológicas, físico-químicas e bioquímicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas, sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, projeta e dirige estações de tratamento de rejeitos industriais, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos poluentes para o meio ambiente.

O curso da Unesp de Araraquara têm ênfase em projetos e processos sustentáveis, que buscam uma produção menos poluente para o meio ambiente.

 

 

Publicidade
Unesp 2017: saiba mais sobre os 5 cursos mais concorridos
Unesp 2017: saiba mais sobre os 5 cursos mais concorridos
No próximo domingo, 13 de novembro, ocorrerá a primeira fase do vestibular da Unesp. A prova é composta por 90 testes, com cinco alternativas, sendo 30 questões de cada uma das três áreas: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática; […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.