Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Unicamp 2017: confira 5 cursos diferentes e pouco concorridos

Por Lisandra Matias
Atualizado em 24 fev 2017, 14h06 - Publicado em 16 nov 2016, 17h22

Vista aérea do campus principal da Unicamp (crédito: Antoninho Perri)

A primeira fase do vestibular da Unicamp – uma prova com 90 questões objetivas (testes) de conhecimentos gerais – acontece no próximo domingo, dia 20 de novembro.  Ao todo, 73.487 candidatos concorrerão a uma das 3.330 vagas disponíveis para mais 50 cursos de graduação.

Apesar dessa diversidade de opções, quase a metade dos candidatos escolheu um entre cinco cursos: Medicina (221 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (96,3 c/v), Comunicação Social – Midialogia (47 c/v), Ciências Biológicas (42,9 c/v) e Engenharia Civil (34,6 c/v).

Na contramão dessas graduações superconcorridas, conheça 5 cursos diferentes e que têm baixa concorrência – até 10 candidatos por vaga, menos da metade da concorrência média da universidade (22,1 c/v).

 Veja a relação candidato/vaga de todos os cursos.

Continua após a publicidade

 

Ciências do Esporte

É vasto o campo de atuação de quem se forma em Ciências do Esporte. Além de atuar no ensino (como professor de Educação Física, por exemplo), esse profissional poderá trabalhar na elaboração de programas esportivos voltados para diferentes grupos; na preparação e treinamento de atletas e equipes para competições esportivas; e ainda na área de pesquisa, com investigações e estudos relacionados ao esporte e ao exercício físico.

Concorrência: 7,7 candidatos por vaga.

Continua após a publicidade

 

Engenharia de Manufatura

Buscar formas mais eficazes e mais criativas de fabricação de diferentes produtos, desde a sua concepção até a distribuição. Essa é a missão do engenheiro de manufatura, profissional fundamental na geração e difusão de inovações tecnológicas.  Ele pode trabalhar em qualquer campo em que se produzam bens duráveis ou não duráveis, desde a indústria aeronáutica até a de embalagens, passando pelas indústrias automobilística e eletroeletrônica.

No curso, os estudantes recebem forte base de ciências e matemática. Aprendem conteúdos relativos a processos de fabricação, materiais de engenharia, projeto mecânico e gestão da produção.

Continua após a publicidade

Concorrência: 5,6 candidatos por vaga.

 

Estudos Literários

Especialista em Literatura, esse bacharel tem formação nos vários campos dos estudos literários: literatura e cultura brasileiras, história e historiografia literárias, teoria, crítica e literatura comparada. A forte ênfase nas atividades de pesquisa prepara o aluno para trabalhar na área acadêmica. Mas também não é incomum sua atuação no setor cultural – na produção de roteiros para obras audiovisuais ou na mídia impressa e eletrônica, por exemplo.

Continua após a publicidade

Concorrência: 9,0 candidatos por vaga.

 

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Este é um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, possui uma duração mais curta (7 semestres) em relação aos bacharelados tradicionais e com foco maior na preparação para o desempenho de uma atividade específica no mercado de trabalho – no caso, a resolução prática de problemas computacionais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Há disciplinas voltadas para programação de sistemas computacionais em seus mais variados tipos, elaboração e manutenção de sistemas (engenharia de software), bancos de dados, redes de computadores, gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas para a internet e para dispositivos móveis, por exemplo.

Concorrência: 5,2 candidatos por vaga.

 

Tecnologia em Saneamento Ambiental

Mais um Curso Superior de Tecnologia, com duração de 6 semestres. Ele forma os profissionais que vão planejar e gerenciar soluções tecnológicas para a prevenção, o monitoramento e o controle da poluição ambiental (ar, água, solo, resíduos sólidos, ruídos e vibração). Poderá atuar em empresas públicas e privadas, órgãos governamentais de controle de poluição, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras.

Concorrência: 5,9 (noturno) e 3,2 (integral) candidatos por vaga.

 

Publicidade
Unicamp 2017: confira 5 cursos diferentes e pouco concorridos
Unicamp 2017: confira 5 cursos diferentes e pouco concorridos
Vista aérea do campus principal da Unicamp (crédito: Antoninho Perri) A primeira fase do vestibular da Unicamp – uma prova com 90 questões objetivas (testes) de conhecimentos gerais – acontece no próximo domingo, dia 20 de novembro.  Ao todo, 73.487 candidatos concorrerão a uma das 3.330 vagas disponíveis para mais 50 cursos de graduação. Apesar […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.