Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Por dentro das profissões Por Blog Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você

Você sabe o que faz um profissional formado em Secretariado Executivo?

Por Tati de Assis Atualizado em 24 fev 2017, 15h17 - Publicado em 25 set 2015, 10h13

 

Uma das áreas de atuação de secretários executivos é a assessoria em empresas (Créditos: Morgue File)

Uma das áreas de atuação de secretários executivos é a assessoria em empresas (Créditos: Morgue File)

 

O curso de Secretariado Executivo forma profissionais que formam profissionais que prestam assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas, no que diz respeito ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho.

Este bacharelado tem duração de quatro anos. A grade curricular é composta por disciplinas de Ciências Humanas e Sociais. Dentre as matérias básicas, estão:  finanças pessoais, contabilidade, arte e cidadania. No conjunto mais específico, há: redação empresarial, protocolo e etiqueta.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Secretariado Executivo

Para quem quer uma formação mais específica e com menos tempo de duração, há o curso de tecnólogo. Em dois anos, você se capacita para atuar em automação de escritório e desempenhar tarefas como transferências eletrônicas e gerenciamento de informações de negócios.

Continua após a publicidade

Com o avanço da informática, o mercado de trabalho tem se tornado mais competitivo. É preciso ir além e agregar a formação básica conhecimentos em outras áreas, como organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação e tradução.

Há ofertas de emprego em todo país, porém, a demanda é maior em estados que têm grande concentração de indústrias e empresas de grande porte, como a região metropolitana de São Paulo. Crescem também as oportunidades no terceiro setor, em associações e organizações não governamentais (ONGs).

Gostou do curso, mas quer mais opções de áreas de atuação. Veja a lista abaixo e escolha onde quer atuar. Caso tenha dúvidas, procure um profissional e saiba mais sobre a sua rotina. Estas informações, colhidas in loco, podem te ajudar. Boa sorte.

// O que você pode fazer

Assessoria e consultoria

Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.

Secretariado

Trabalhar com arquivamento, atendimento ao público e telefônico e organização de agendas.

Secretariado executivo

Assessorar executivos em reuniões e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos. Gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.

Tradução e Interpretação

Escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões e congressos.

Continua após a publicidade
Publicidade