logo-ge

5 dicas para não se enrolar na prova de redação

Especialista ensina truques para mandar bem na hora de escrever seu texto

Para muita gente, a redação é um dos grandes desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fazer uma boa dissertação exige entendimento do tema proposto, domínio do formato exigido e fluência na linguagem escrita, bem como capacidade de organização de ideias e de gestão do tempo.

Para ajudar você a mandar bem nessa hora, Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio e autora do livro “Redação Excelente para ENEM e Vestibulares”, separou cinco dicas práticas. Veja a seguir:

1. Faça primeiro o rascunho da redação, depois responda às questões da prova e, no final, releia o texto fazendo o exercício de acrescentar ou suprimir frases para aperfeiçoá-lo. Ler a redação com certo distanciamento do momento em que escreveu permite fazer essa leitura crítica mais apurada, acrescentando pontos ou cortando excessos.

2. Seja preciso nas palavras. Quando não tiver certeza do significado de um termo, ou não lembrar da grafia correta, use outro equivalente.

3. Evite pleonasmos viciosos. Os escritores se valem do pleonasmo (repetições) como um recurso para reforçar uma ideia. Mas a repetição que acontece quando não se domina a linguagem é malvista. Por exemplo: subir para cima, protagonista principal, ver com seus próprios olhos, surpresa inesperada, outra alternativa, retomar de novo, pessoa humana e similares.

4. Mantenha o foco no tema proposto, sem se desviar. Lembre que esse é um dos problemas mais comuns identificados pelos avaliadores, e um dos que mais tiram pontos.

5. Não faça generalizações. Por exemplo, em vez de: “Não há ninguém que acredite que. . .”, prefira: “Quase ninguém acredita que. . .”; em vez de “a economia sempre cresce quando. . .”, prefira: “em geral, a economia costuma crescer quando. . .”; em vez de “Esta é a melhor solução. . .”, prefira: “Esta é uma das soluções mais adequadas”; e assim por diante.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s