Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Redação para o Enem e Vestibular Por Blog Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares

Análise de redação: Cultura popular na história brasileira

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas

Por redação Atualizado em 19 ago 2019, 16h42 - Publicado em 9 jun 2017, 11h49
Shumoff/iStock

Com base na proposta do Guia do Estudante, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Dona Benta, Emília, Narizinho, Cuca, Saci Pererê. O enredo e os personagens da história de Monteiro Lobato estão cercados por elementos da cultura popular – da gastronomia aos trejeitos dos personagens. A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

[4]A priori, através da cultura popular é possível ter registros dos pensamentos e valores dos diversos grupos ancestrais que compuseram o Brasil. O mito, a mais primitiva forma de explicar a natureza, reflete os pensamentos e medos do povo que o conta. O conto folclórico do Curupira – menino com cabelo em chamas que protegia a mata e os animais selvagens, por exemplo, expressa o temor, bem como a crença indígena,[2] quanto à natureza e o avanço do colonizador. Portanto, por meio de histórias, danças e cantigas, a cultura popular transmite e valoriza as diversas visões que, juntas, formam a história brasileira.

[7]Além disso, a cultura popular é a base para a formação da identidade nacional. Tendo em vista que a identidade de um povo é composta por seus hábitos e por produções passadas e atuais, a cultura popular é essencial neste processo por disseminar as criações dos grupos que compõem o miscigenado povo brasileiro. Prova disso são as festas e a culinária, que apesar de origens étnicas diversas, foram incorporadas e tornaram-se a própria identidade do Brasil. Assim, as raízes, os fundamentos e os valores do povo brasileiro estão na cultura popular.[5]

Portanto, o papel da cultura popular deve ser valorizado e ampliado. Para isso, o Estado deve fornecer incentivos fiscais às publicações sobre a cultura popular, de modo a impulsionar o ensino e o estudo desses elementos culturais. Ademais, a mídia pode divulgar minisséries sobre os aspectos culturais e suas origens em cada grupo étnico que [1]contribuíram para a cultura brasileira, atentando[3] a sociedade para a importância do folclore, da gastronomia, das festas e dos ritos na construção da história e do povo brasileiro. 

Análise da redação do aluno

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:  

[1] Erro de concordância verbal.
[2] Erro de pontuação. 

Continua após a publicidade

Competência II – Compreender a proposta: A proposta foi compreendida pelo estudante.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[3] Inadequação vocabular.
[4] Argumentos bem selecionados e desenvolvidos.
[5] Mereceria melhor desenvolvimento na argumentação. 

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[6] Elemento coesivo indevido.
[7]Parágrafos bem estruturados e concatenados. 

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:       

Proposta de intervenção bem elaborada. Seu texto está encaminhando para o sucesso!

Nota: 920

Continua após a publicidade
Publicidade