logo-ge

Análise de redação: Efeitos da Lei Seca no Brasil – Enem 2013

Com base na proposta do Enem 2013 publicada na semana passada, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Copo de cerveja e chaves de carro

É inegável que o Brasil precisa de leis mais rígidas, como a lei seca, porém, os brasileiros ainda não se conscientizaram da legitimidade da mesma, utilizando de subterfúgios como o “jeitinho brasileiro” pondo em risco suas próprias vidas e as de outras pessoas.

Apesar das diversas campanhas produzidas desde a implantação da lei em 2008, nota-se que a população ainda se mostra resistente ao cumprir suas normas, afirmando um comportamento de descaso com a segurança pública do país.

Além do mais é constante o uso do “jeitinho brasileiro”, alvo de estudo do sociólogo Roberto da Matta, que afirma que os brasileiros sempre buscam culpar outras pessoas por seus erros, e criar um senso comum contrário a lei, através das redes.

Entretanto, desde 2008 o índice de mortes diminuiu drasticamente, juntamente aos registros de danos ao patrimônio público e a repressão à impunidade.

De fato, os efeitos da lei são positivos, mesmo que a população ainda não tenha se adequado totalmente. É necessário que as pessoas tenham consciência sobre os riscos da combinação automóvel e álcool, para isso, o governo precisa investir em campanhas publicitárias como propagandas e outdoors, para que os cidadãos saibam da importância da lei. Também é necessário que os governos estaduais, junto as escolas promovam debates para adolescentes, para que tenham consciência ao dirigir e não tirem mais vidas inocentes.

>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação

Quer participar da maratona de correções dos temas antigos do Enem? O da semana é da prova de 2012, “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Você pode enviar seu texto até o próximo domingo (23).

Análise da redação do aluno:

Este é um exemplo de boa redação. O estudante compreendeu a proposta e organizou o texto de forma lógica e produtiva. Além disso, conseguiu articular a proposta de intervenção aos argumentos abordados durante todo o texto.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante demonstrou excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. O texto não possui marcas de oralidade.

Competência II – Compreender a proposta: Compreendeu a proposta. Citou o sociólogo Roberto da Matta para justificar a argumentação e conseguiu atender as exigências de uma redação dissertativa-argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos: O estudante apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O estudante conseguiu articular bem as partes do texto e fez bom uso dos recursos coesivos.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Elaborou boa proposta de intervenção, associada a discussão desenvolvida em todo o texto.

Nota: 920

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Alexandre Medeiros

    Eu sei que você só desceu aqui para ler sobre a nota 920. Para você eu digo apenas isso: perfeição não é necessário porque o mundo não é perfeito, as vezes tudo que é preciso é satisfação.

    Curtir