Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise de redação: Lixo e meio ambiente

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h07 - Publicado em 12 jul 2016, 22h34

Com base na proposta da semana passada (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Gestão de resíduos na sociedade brasileira”. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Latas lixo reciclável
Imagem: iStock

Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com a gestão de resíduos na sociedade brasileira, necessária para a melhoria da saúde pública, reflete essa realidade.

Com o advento do capitalismo, aliado, posteriormente, à globalização, a sociedade pós-moderna adquiriu características peculiares, como o consumo em excesso e irresponsável, a respeito do descarte irregular do lixo, notamos isso através das mídias e dos livros de sociologia. A falta ou a má gestão de resíduos no nosso país é fruto da ideia de que, pela extensão a qual Terra possui, o planeta é capaz de abrigar todo lixo produzido. Sendo assim, é preciso reeducar as pessoas em relação à sustentabilidade.

Continua após a publicidade

Como bem ilustrou um dos maiores físicos que já existiu, Isaac Newton, toda ação gera uma reação de mesma intensidade. No contexto do tema apresentado, a ação antrópica provoca reações que trazem consigo problemas aos seres humanos e ao ecossistema. A nós, a principal consequência gerada pela ausência da gestão do lixo, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são as enchentes, que são causadas, na maioria das vezes, pelo entupimento de bueiros por sacolas plásticas e produtos industriais. O descarte irresponsável de metais pesados, por exemplo, leva peixes à morte.

A fim de atenuar o problema, o Ministério da Educação deve alterar a grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio, criando uma nova disciplina que aborde as questões relacionadas à sustentabilidade e à coleta seletiva, necessárias ao avanço. Além disso, o Governo Federal deve, aliado as Organizações não Governamentais (ONG´s), ligadas ao meio ambiente, aplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras de televisão, como forma de estímulo à redução da falta de controle ao direcionamento dos resíduos.

Quer ver a análise da sua redação publicada no blog na semana que vem? Então desenvolva o texto com base na proposta desta semana, A persistência do racismo na sociedade brasileira, até domingo (17). Atenção: não serão corrigidas redações com outros temas!

Análise da proposta:

A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema Gestão de resíduos na sociedade brasileira. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. O candidato precisa ficar atento para não copiar os textos motivadores na hora da argumentação, e se utilizar citações, é necessário usar aspas e identificar o autor. Como o objetivo é convencer quem está lendo, espera-se do candidato um bom embasamento e capacidade de persuasão. Além disso, a construção do texto precisa ser coesa e coerente, respeitando uma ordem lógica. Ao concluir, é necessário apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que seja possível de ser realizada.

Fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo podem anular a redação do Enem. Não cometa esse erro!

Continua após a publicidade

Análise da redação do aluno:

O texto do aluno foi muito bem escrito. Ele soube discutir o tema com um bom vocabulário e argumentos sólidos.

>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação

Continua após a publicidade

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Mostrou domínio da norma culta e não cometeu erro grave.

Competência II – Compreender a Proposta: Abordou e compreendeu bem a proposta.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: O aluno conseguiu selecionar e relacionar bem os argumentos. Em alguns casos poderia ter sido mais objetivo, mas não cometeu nenhum erro grave que compromete o entendimento do texto.

Continua após a publicidade

Uma parte do texto que poderia ser melhorada é a última frase do primeiro parágrafo: “No século XXI, a preocupação com a gestão de resíduos na sociedade brasileira, necessária para a melhoria da saúde pública, reflete essa realidade.” Como se trata da introdução, ele já deveria mencionar se a realidade é negativa ou positiva.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Não cometeu nenhum erro grave que poderia comprometer sua nota e o entendimento do seu texto.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: O aluno propôs melhorias que envolveram o governo, ONGs, mídia e sociedade. As melhorias apresentadas são possíveis de serem realizadas e, o mais importante, respeitaram os direitos humanos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Nota: 920

Já viu a nova proposta de redação da semana? Acesse aqui para ver o tema: A persistência do racismo na sociedade brasileira. Você pode enviar seu texto até domingo (17).

Publicidade
Análise de redação: Lixo e meio ambiente
Análise de redação: Lixo e meio ambiente
Com base na proposta da semana passada (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Gestão de resíduos na sociedade brasileira”. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie. Imagem: iStock Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.