Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise de redação: Movimento imigratório no século XXI – Enem 2012

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h01 - Publicado em 25 out 2016, 17h52

Com base na proposta do Enem 2013 publicada na semana passada, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

imigrantes-haitianos
Imigrantes haitianos embarcam para Porto Velho. (Luciano Pontes/Secom/Fotos Públicas )

No auge da economia cafeeira, o Brasil recebeu diversos imigrantes, dentre estes japoneses e alemães, o que acabou fomentando uma nova identidade cultural para o país. No século XXI, essa situação ainda se torna evidente, visto que haitianos e bolivianos têm o nosso país como principal destino. Nesse contexto, é necessário investigar os fatores que explicam essa imigração para o Brasil.

Antes de tudo, podemos destacar o que motiva tal movimento migratório. A desigualdade e a extrema pobreza são as características principais, comprava-se isso pelo fato de, por exemplo, a Bolívia estar sofrendo com uma enorme recessão, sendo que seu Índice de Desenvolvimento Humano é um dos menores do mundo. Nesse sentido, fatores econômicos e sociais [1] é a principal causa, incentivando, desse modo, a constante imigração para o território nacional.

Além disso, a busca por melhores oportunidades corrobora com essa causa. A falta de trabalho aliado a busca por melhores condições de vida faz com que os cidadãos, principalmente da América do Sul, emigrem de seus países. Quando chegam ao Brasil, entretanto, se deparam com a falta de mão de obra somada a péssimas condições de trabalho, sendo, às vezes, escravizados, sem seus respectivos direitos trabalhistas. Esse cenário, mostra-nos os problemas gerados advindos desse fenômeno.

Continua após a publicidade

A imigração para o Brasil, portanto, apresenta tanto causas econômicas quanto sociais. Nesse ínterim, o poder público deve ampliar e estimular a entrada do imigrante no mercado de trabalho com carteira assinada, garantindo, assim, seus direitos trabalhistas. Somado a isso, a mídia juntamente com a sociedade civil pode propor campanhas que visem o bom acolhimento destes por parte da família brasileira. Ademais, o Governo tem que dedicar uma parcela dos impostos para aqueles que pertencem às classes sociais mais baixas para que eles possam se instalarem no país. Com essas medidas, o “país do futuro” será um lugar propício para imigrantes.

>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação

Quer participar da maratona de correções dos temas antigos do Enem? O da semana é da prova de 2011, Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado. Você pode enviar seu texto até o próximo domingo (30).

Análise da redação do aluno:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Não cometeu erros graves e demonstrou domínio da modalidade escrita formal da língua. [1] O correto seria “são a principal”

Continua após a publicidade

Competência II – Compreender a proposta: Compreendeu bem a proposta, se ateve e dominou o tema.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos: Conseguiu construir o texto com um bom embasamento. Apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema de forma organizada.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Conseguiu construir um bom texto e apresentou domínio do gênero textual dissertativo-argumentativo.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Muito boa a proposta final. Sugestões plausíveis e praticáveis. O estudante escreve muito bem.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Nota: 920

Publicidade
Análise de redação: Movimento imigratório no século XXI – Enem 2012
Análise de redação: Movimento imigratório no século XXI – Enem 2012
Com base na proposta do Enem 2013 publicada na semana passada, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie. Imigrantes haitianos embarcam para Porto Velho. […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.