Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

“Cala a boca, você fuma!” – Conheça a falácia ad hominem

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h09 - Publicado em 20 Maio 2016, 00h55

falacia3
Um retrato do Brasil hoje. Vale avisar: os prints deste post têm caráter meramente ilustrativo

Uma prática muito comum em discussões (especialmente aquelas que despertam grandes paixões) é a de fugir do assunto em questão e atacar a pessoa que está falando. Essa é a chamada falácia ad hominem (do latim, “contra a pessoa”).

>> Leia também: Conheça – e evite – a falácia do falso dilema

O vídeo abaixo é exagerado de propósito, mas ilustra muito bem uma das formas como isso pode acontecer:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Uq6GXwZuBBM?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

A falácia do argumento ad hominem pode assumir a forma de um ataque direto a características pessoais do seu oponente, sejam elas reais ou imaginadas (gênero, nacionalidade, partido político, orientação sexual, aparência, religião, hábitos, temperamento etc.).

Continua após a publicidade

falacia14falacia12  falacia1

Mas esse ataque também pode ser mais sutil para colocar em dúvida o caráter do enunciador, sua motivação ou até mesmo a sua capacidade intelectual de propor uma ideia ou argumento válido.

O objetivo é sempre o mesmo: desviar a atenção para o enunciador a fim de que não seja preciso rebater seu argumento ou ideia.

falacia2
Além de conter um ataque direto, o comentário acima chama a atenção para supostos erros de pontuação no que seu oponente escreveu, o que talvez vise deslegitimar o que a pessoa teria dito. Não há qualquer menção à ideia que está sendo discutida.

falacia9

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em um comentário muito comum em portais, a pessoa, em vez de apontar aquilo que julga incorreto em uma matéria, ataca o veículo que a publicou: foge do tema que está sendo discutido (neste caso, a publicação era sobre a ditadura militar no Brasil, mas o comentário fala sobre outra coisa), ofende o autor da matéria e sugere a existência de interesses escondidos, visando comprometer a integridade do veículo.

Como evitar?

É muito fácil cair nessa falácia, mas procure sempre isolar o argumento em uma discussão e tratar exclusivamente dele. Lembre-se de que, embora possam influenciar suas posições, o caráter ou circunstâncias da pessoa geralmente nada têm a ver com a verdade ou falsidade dos argumentos em si.

 

 

Publicidade
“Cala a boca, você fuma!” – Conheça a falácia ad hominem
“Cala a boca, você fuma!” – Conheça a falácia ad hominem
Um retrato do Brasil hoje. Vale avisar: os prints deste post têm caráter meramente ilustrativo Uma prática muito comum em discussões (especialmente aquelas que despertam grandes paixões) é a de fugir do assunto em questão e atacar a pessoa que está falando. Essa é a chamada falácia ad hominem (do latim, “contra a pessoa”). >> Leia […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.