logo-ge

Dica de redação: defenda sua posição, mas sem radicalismos

Enquanto as outras provas do vestibular servem para avaliar se você aprendeu o conteúdo das disciplinas, a de redação tem outro objetivo: medir sua capacidade de relacionar informações, analisar temas complexos e formular uma opinião a respeito. Hoje, a maioria das propostas pede que o estudante faça uma reflexão ampla com base em um enunciado genérico e, então, escolha um recorte específico para argumentar e dissertar.

Aqui, vale uma dica importante: evite radicalismos. Todo tema merece ser contextualizado e trazer diferentes aspectos. Mas, especialmente ao dissertar sobre assuntos controversos, é preciso ter parcimônia e evitar extremismos. Fuja de textos missionários ou típicos de panfletos políticos, com palavras de ordem, que façam convocações ou pretendam converter o leitor para uma causa específica. Palavrões e xingamentos, então, nem pensar.

Você pode ler mais sobre esse assunto e encontrar muitas outras dicas no Guia do Estudante Redação 2013, já nas bancas e na Loja Abril.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s