Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Mais uma análise de redação: Muros em um mundo globalizado

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 17 de julho

Por redação
26 jul 2017, 12h44

Com base na proposta de 17 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “O avanço da construção de muros num mundo globalizado”. Já publicamos duas análises sobre esse mesmo tema que pode ser conferida aqui e aqui. Confira abaixo mais um texto enviado por um leitor com a correção e a análise feita pelos professores da plataforma Palavra escrita.

O texto

Muros em um mundo sem fronteiras

Os limites geográficos entre os países estão deixando de ser imaginários e tornando-se reais. A existência de conflitos mundiais e de interesses econômicos tem estimulado a criação de barreiras físicas entre os países, além de dificultar o trânsito de pessoas pelo planeta. Nesse sentido, cabe discutirmos os efeitos dessas ações em um mundo globalizado.

Em primeiro lugar, as sociedades que enfrentam rivalidades e guerras históricas são um exemplo de como o ser humano sobrepõe suas diferenças sobre o direito de ir e vir, garantido pelo Artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim sendo, países como Israel criam muros que delimitam territórios no estado [1] para dividir terras com a Palestina e, desse modo, impedir simbolicamente o trânsito de cidadãos desses locais.

Além disso, os Estados Unidos também estão incorporando em suas políticas imigratórias a construção de um muro que impossibilite a entrada de estrangeiros pelo México. Posturas como essa evidenciam as diferenças e interesses de países líderes em economia e países em desenvolvimento que se sujeitam às imposições da conjuntura exterior. Em vista disso, as potências mundiais apenas utilizam mão de obra estrangeira quando lhe é conveniente, no entanto, quando esta representa um risco à empregabilidade nacional, as poderosas nações implementam políticas imigratórias restritivas.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, no Brasil, houve um aumento de 23,6% de imigrantes entre 2015 e 2016. Esses dados, disponibilizados pelo Comitê Nacional para Refugiados, indicam que o país tem sido destino alvo de pessoas que procuram melhores oportunidades de sobrevivência. Vindos de países de [2] conflito, estes cidadãos necessitam de amparo e políticas específicas a sua condição. Sob essa perspectiva, o Brasil estabelece uma condição de ponte entre países e não de muro que os separam.

Destarte, medidas podem ser tomadas para superar esta problemática. [3] O governo brasileiro pode criar fundações de amparo ao imigrante, por meio de parcerias entre a ONU e os países dos refugiados, para que estes sejam auxiliados em sua chegada ao Brasil. Junto a isso, o cidadão comum pode oferecer estadia provisória para essas pessoas, com o intuito de ajudá-los [4] na difícil adaptação em uma cultura diversa da sua. Dessa forma, o mundo pode caminhar para a conquista do cerne que os une e não do que os separa. [5]

A análise e a correção

[1] “Estado”, no trecho, é com letra maiúscula.

[2] O “em” parece mais adequado ao trecho.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

[3] A problemática não foi muito bem delimitada. O texto apenas aponta que há vinda de refugiados de países em conflito, as necessidades deles e que o Brasil estabelece uma condição de ponte entre os países. Ou seja, parece que faltou explicitar as dificuldades enfrentadas pelo Brasil nessa tarefa de receber bem os refugiados.

[4] O adequado é “ajudá-las”, porque retoma pessoas.

[5] Os dois “os” no trecho retomam o quê? Seriam “pessoas”, mencionado anteriormente?

Avaliação final

Nota: 920

Sua redação tem projeto de texto e o realiza quase sem deslizes. Observe que faltou apenas aprimorar um pouco mais a materialização textual da relevância do papel brasileiro quanto à problemática do tema, relevância esta que sua tese indica com índices de autoria. Além disso, como mencionado anteriormente, apresentar as dificuldades e as facilidades brasileiras para tratar do tema aprimoraria sua argumentação (se uma das propostas é a parceria com a ONU na criação de fundações, é porque o Comitê Nacional enfrenta dificuldades, concorda?). Por fim, fique atento à articulação entre todas as partes do texto.

Publicidade
Mais uma análise de redação: Muros em um mundo globalizado
Redação
Mais uma análise de redação: Muros em um mundo globalizado
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 17 de julho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.