Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Nova proposta de redação: “A sociedade e suas violências”

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h44 - Publicado em 20 jun 2014, 22h18

papeis-caneta

A proposta desta semana foi tirada do vestibular 2012 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Leia os textos e as instruções abaixo:

Suponha que uma revista de circulação nacional fará um concurso de “artigo de opinião” com o tema “A sociedade e suas violências”, e você resolve participar. Para tanto, busca e encontra, entre suas anotações pessoais, fragmentos de textos recolhidos em vários suportes, como revistas, jornais, livros, blogs, etc. Após lê-los, separa os quatro fragmentos apresentados a seguir, que mostram visões sobre nossas sociedades e, sobretudo, a respeito do ser humano nestas sociedades. A partir deles, escreva um artigo de opinião com o qual você participaria do concurso.

 Sobre o tipo de texto pedido:

Continua após a publicidade

Observe a seguinte afirmação:

Todo texto é produzido em um contexto de produção, pois quem escreve, o faz pensando em certos elementos que interferem no sentido dos textos: existe uma intenção do autor ao escrever, e esta intenção está direcionada a quem vai ler o seu texto. O autor também se atém a um determinado tempo e lugar, a divulgação é feita em determinado veículo. São elementos que criam um “elo” entre autor e leitor.  O produtor de um artigo de opinião busca construir para os leitores uma imagem de si mesmo, mostrando  seus conhecimentos sobre o tema tratado, através da razão e da lógica, sustentando sua posição.

(UBER, Terezinha  J. B. Sequencia didática: artigo de opinião. Disponível em: <https://paraiso.etfto.gov.br/docente/admin/upload/docs_upload/material_7c7e3fba42.pdf&gt;. Acesso em: 5 nov. 2011. p. 12)

Continua após a publicidade

Textos de apoio (clique para ampliar):

texto1

texto2texto3 

Continua após a publicidade

INSTRUÇÕES:

• Redija seu texto de acordo com a norma culta escrita da língua.

• Dê um título.

Continua após a publicidade

• A redação deve ter entre 15 e 25 linhas.

• Não copie trechos da proposta.

 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Você pode enviar seu texto até quinta-feira, dia 26 de junho, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com, em um anexo ou no corpo na mensagem. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

Importante: apenas uma redação será corrigida, mas lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?

 

Publicidade
Nova proposta de redação: “A sociedade e suas violências”
Nova proposta de redação: “A sociedade e suas violências”
A proposta desta semana foi tirada do vestibular 2012 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Leia os textos e as instruções abaixo: Suponha que uma revista de circulação nacional fará um concurso de “artigo de opinião” com o tema “A sociedade e suas violências”, e você resolve participar. Para tanto, busca e encontra, entre […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.