Nova proposta de redação: Educação no Brasil
GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 9 de abril
Chegou proposta nova de redação no blog! O tema é Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil. Você pode enviar o seu texto até o próximo domingo (9).
Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.
ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até domingo (9), a proposta deve ser a que está descrita abaixo.
Veja as instruções do tema da semana:
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Fonte: https://revistaepoca.globo.com/diagrama/noticia/2012/09/dinheiro-nem-sempre-traz-educacao.html
TEXTO II
Fonte: https://www.lecom.com.br/blog/2012/11/29/educacao-no-brasil-em-20-infograficos/
TEXTO III
A falta de ensino adequado em ambas as disciplinas básicas (português e matemática) é nociva por dois motivos. Primeiro, rouba do aluno chances de desenvolver todas as competências necessárias para poder escolher, no futuro, o caminho que seguirá no mercado de trabalho. É o que se aprende na escola que determina esse caminho. Se o aluno é melhor em matemática, a tendência é seguir a área de exatas. Se tiver facilidade na leitura e na escrita, a área escolhida será de humanas, e o mesmo acontece com ciências. A escola tem obrigação de preparar o aluno para escolher qualquer uma dessas áreas. “Isso, sim, é poder de escolha”, afirma Ernesto Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann. “Se souber só matemática, ou só português, ou só ciências, ele não terá opções de verdade. Estamos tirando opções desses alunos.”
Fonte: https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/12/bconta-do-fracassob-na-educacao.html (Adaptado)
TEXTO IV
BBC Brasil – O que seria a escola do século 21?
Viviane Senna – Quando falamos em escola do século 21 as pessoas pensam que estamos falando em levar tablets e smartphones para as salas de aula. Não é só isso. É claro que essas novas tecnologias da informação são importantes, mas não são suficientes. São uma pequena parte dessa imensa revolução na produção de conhecimento que estamos vivenciando. O que precisamos é de uma escola que consiga preparar as crianças para viver, se relacionar e trabalhar em um mundo complexo como o que temos hoje, uma sociedade e uma economia do conhecimento.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150525_viviane_senna_ru