logo-ge

Novo tema de redação: a favela e a realidade urbana

A proposta de redação desta semana foi tirada do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Leia os textos da coletânea e siga as instruções.

“A favela não é um problema, nem uma solução. A favela é uma das mais contundentes expressões das desigualdades que marcam a vida em sociedade em nosso país, em especial nas grandes e médias cidades brasileiras. É nesse plano, portanto, que as favelas devem ser tratadas, pois são territórios que colocam em questão o sentido mesmo da sociedade em que vivemos. O significado da apropriação e uso do espaço urbano deve estar na primeira página de uma agenda política de superação das más condições de vivência no nosso mundo. Estamos diante de um desafio, e não mais diante de um “problema dos outros”.

(SOUZA e SILVA, Jailson; BARBOSA, Jorge Luiz. Favela: alegria e dor na cidade. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2005. p. 91).

Produza um texto dissertativo-argumentativo em que você desenvolva as ideias contidas no fragmento em destaque e que tenha como título a frase: “Estamos diante de um desafio, e não mais diante de um problema dos outros”.

OBSERVAÇÕES:
1) Utilize a modalidade padrão da língua.
2) Enfoque a favela num sentido mais amplo da realidade urbana.
3) Discuta causas e consequências da existência do fenômeno social dentro das cidades brasileiras.

 

Você pode enviar seu texto até segunda-feira, dia 22 de abril, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s