Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Redação para o Enem e Vestibular Por Blog Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares

Novo tema para redação – Consumismo

Por Ana Prado Atualizado em 24 fev 2017, 15h58 - Publicado em 14 fev 2013, 15h06

O blog “Redação para Enem e vestibular” voltou para ajudar você a treinar para o vestibular. Toda semana, publicaremos aqui um tema para redação tirado de algum processo seletivo importante, seguido das instruções. Quando terminar seu texto, você poderá enviá-lo para nós, no e-mail redacaoguia@gmail.com, e ele poderá ser corrigido e comentado por um de nossos professores.

Começaremos o ano com o tema da Fuvest 2013. Veja o texto de apoio e as instruções:

Esta é a reprodução (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substituídas por X) de um anúncio publicitário real, colhido em uma revista publicada no ano de 2012.

Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.

Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto.

 

Continua após a publicidade

Instruções:

A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa.

Escreva, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas.

Dê um título à sua redação.

 

Continua após a publicidade

Você pode enviar seu texto até terça-feira, dia 19 de fevereiro, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

Importante: nem todas as redações serão corrigidas, mas lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?

Continua após a publicidade
Publicidade