logo-ge

O que é uma dissertação?

Muitos vestibulares terão prova de redação em sua segunda fase e, na maioria dos casos, a dissertação é o tipo de texto mais pedido. Mas quais são as características obrigatórias de uma redação dissertativa? Listamos abaixo:

– Uma dissertação serve para expor uma ideia, problema ou questionamento. Nela, desenvolve-se um raciocínio com base em argumentos que levarão a uma conclusão.

– O estudante deve ser capaz de colocar argumentos válidos para fundamentar suas afirmações. Evite clichês e generalizações.

– A intenção é convencer o leitor a respeito da opinião defendida no texto – e essa opinião deve ficar clara em uma conclusão final.

– Mas essa conclusão não precisa dar uma solução definitiva para a questão – até porque os temas, muitas vezes, são tão complexos que não permitem isso.

– A dissertação geralmente deve ser construída com linguagem culta (mas as instruções da prova vão dizer isso),  bem como clareza e objetividade. E espera-se um texto impessoal – mas não é proibido usar a primeira pessoa (eu, nós).

 As informações foram tiras do Guia do Estudante – Redação, que você pode encontrar nas bancas e na Loja Abril.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. If some one desires expert view about running
    a blog after that i propose him/her to visit this website,
    Keep up the pleasant work.