Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Proposta da semana: Efeitos da Lei Seca no Brasil – Enem 2013

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h02 - Publicado em 9 out 2016, 09h03

O GUIA fechou parceria com a plataforma de correção Imaginie para oferecer correção de redações com os temas passados do Enem. Até o fim de semana anterior à prova deste ano, o Guia publicará no blog os temas, com uma semana de prazo para o envio. Nesta semana, os estudantes poderão treinar com a proposta do exame de 2013, implantação da Lei Seca no Brasil.

Homem bebendo enquanto dirige
Imagem: iStock

Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta da semana e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir entre 50 e 250 correções gratuitas por proposta.

Veja, agora, o texto original da proposta “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil“. Os textos devem ser enviados até o próximo domingo (16).

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de transito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova Iegislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

Disponível em: https://www.dprf.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013

TEXTO II

lei-seca-enem-redacao

TEXTO III

Repulsão magnética a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma pega no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em: https://www.operacaoleisecarj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado)

Publicidade
Proposta da semana: Efeitos da Lei Seca no Brasil – Enem 2013
Proposta da semana: Efeitos da Lei Seca no Brasil – Enem 2013
O GUIA fechou parceria com a plataforma de correção Imaginie para oferecer correção de redações com os temas passados do Enem. Até o fim de semana anterior à prova deste ano, o Guia publicará no blog os temas, com uma semana de prazo para o envio. Nesta semana, os estudantes poderão treinar com a proposta do exame de 2013, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.