logo-ge

Caloura de Ciências Biológicas fala sobre primeiros dias na faculdade

"Eu estava muito ansiosa, não sabia o que esperar da faculdade, dos professores e dos outros alunos"

A Nicoly Domingues começou recentemente a faculdade de Ciências Biológicas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e contou para o Guia do Estudante como está sendo essa nova rotina.

No relato a seguir, Nicoly conta como foi a recepção aos calouros, quais aulas está fazendo neste primeiro semestre e como tem sido a relação com os outros estudantes, entre outras coisas.

Se você também quer contar sobre a sua experiência universitária, é só escrever para o Guia no e-mail aprovadododia@gmail.com.

Minhas aulas começaram no dia 19 de fevereiro. Eu estava muito ansiosa, não sabia o que esperar da faculdade, dos professores e dos outros alunos.

A primeira semana foi basicamente apresentação dos professores e da matéria que cada um iria lecionar. O primeiro semestre está bem tranquilo, estou tendo matérias mais leves como Introdução a Química, Física e Matemática, aulas de Citologia, de Fauna, Flora e Meio Ambiente, de História da Ciência e Tecnologia, de Metodologia do Trabalho Científico etc. Também já tive a oportunidade de conhecer alguns laboratórios, como o Laboratório de Zoologia e o de Botânica.

O “trote dos bichos” (como são chamados os calouros) foi na segunda semana de aula por conta de alguns probleminhas com a coordenação do curso, mas no final deu tudo certo. Eu adorei! Nós fomos até um farol da cidade e os veteranos foram super receptivos, nos pintaram com tinta e fizemos o famoso “pedágio”, em que pedimos dinheiro para os carros que paravam no farol vermelho. Nessa brincadeira, arrecadamos R$ 700,00!

Depois do pedágio, todos se reuniram numa praça e formaram uma roda para se apresentar e se conhecer melhor.

Eu estava bem tímida na primeira semana, mas agora me sinto super à vontade e estou conhecendo pessoas maravilhosas, muito inteligentes e engraçadas – não só da minha sala, como dos outros cursos também. Na minha opinião, quanto mais pessoas para conversar e trocar experiências, melhor.

E, para finalizar, estou aprendendo muita coisa nessa vida de universitária. A principal é que é essencial criar o hábito de estudar um pouco todo dia e revisar as matérias. Não é nada bom deixar o conteúdo acumular.

O Instituto Federal onde estudo é nota máxima no MEC e realmente é um lugar que, apesar de não ser tão grande, tem uma estrutura muito boa e muito a oferecer aos seus alunos. A grande maioria dos professores são muito atenciosos, param o que estão fazendo para tirar sua dúvida. Além disso, o campus oferece projetos de extensão, iniciação à docência, iniciação científica etc.

Estou torcendo por todos os vestibulandos. Sei como é difícil essa luta pela vaga no tão sonhado curso, mas todo o esforço vale muito a pena! A universidade é uma nova fase na nossa vida, nos traz muitas lições e responsabilidades. Hoje compartilho essa felicidade com todos da minha família que me apoiaram muito desde o começo.

Nicoly Domingues
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s