Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Vida Universitária

Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo os seus anos na faculdade
Continua após publicidade

Calouro de Arquitetura conta suas primeiras experiências na USP

Henrique passou em 1º lugar no curso de Arquitetura e Urbanismo em duas universidades paulistas: USP e Unesp

Por Marcela Coelho
Atualizado em 26 abr 2018, 18h42 - Publicado em 3 abr 2018, 12h57

Logo após terminar o ensino médio, o estudante Henrique Silva Cruz, de 17 anos, alcançou um grande feito: foi aprovado em 1º lugar no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Henrique, que morava em Dourados, Mato Grosso do Sul, decidiu estudar na USP.

Em sua preparação para o vestibular, o estudante fez cursinho e concentrou seus esforços principalmente nas matérias em que tinha mais dificuldades: redação e matemática. O mais novo calouro conta que escolheu Arquitetura e Urbanismo por acreditar ser um curso amplo, envolvendo Humanidades e Artes e conhecimentos ligados à Engenharia Civil, como cálculos e projetos estruturais.

O Guia do Estudante pediu a Henrique que contasse como foram as primeiras semanas de vida universitária, e ele nos enviou o relato a seguir. Se você também quer falar sobre a sua experiência, é só escrever para o Guia no e-mail aprovadododia@gmail.com.

No dia 15 de fevereiro eu fui me matricular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Já nesse dia foi fácil perceber o quanto as pessoas do curso são receptivas e amigáveis. Logo após a burocracia oficial, a recepção dos calouros foi (muito) cheia de tinta e glitter, com direito a churrasco durante à tarde. As atividades na universidade só começaram mesmo depois de 10 dias. A primeira semana foi preparada pelos veteranos para introduzir esse novo momento para os calouros. Houve várias gincanas, palestras (sobre diversos temas como construção ecológica e o papel social da Arquitetura), oficinas e, claro, festas. Por mais corrido que tenha sido o vestibular, é importante tentar participar de tudo, já que, além da diversão, muitas coisas ajudam a entender alguns aspectos da área.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Na semana seguinte, as aulas propriamente ditas começaram. Foi uma apresentação dos projetos das disciplinas e do calendário universitário. O que achei mais interessante foi a integração entre os diversos departamentos do curso com trabalhos que envolvem diferentes matérias. Já consegui notar que vai ser trabalhoso e vai exigir tempo e esforço, mas parece valer muito a pena. Apesar de ainda não ter certeza se esse é o curso certo (já que não é uma escolha simples, vou ter que descobrir com o passar do tempo), esses primeiros acontecimentos definitivamente aumentaram meu interesse pela área e pela universidade, além de me apresentar várias pessoas que facilitam a convivência nesse ambiente.

Henrique Silva Cruz
Publicidade
Calouro de Arquitetura conta suas primeiras experiências na USP
Universidades
Calouro de Arquitetura conta suas primeiras experiências na USP
Henrique passou em 1º lugar no curso de Arquitetura e Urbanismo em duas universidades paulistas: USP e Unesp

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.