logo-ge

Calouro de Arquitetura conta suas primeiras experiências na USP

Henrique passou em 1º lugar no curso de Arquitetura e Urbanismo em duas universidades paulistas: USP e Unesp

Logo após terminar o ensino médio, o estudante Henrique Silva Cruz, de 17 anos, alcançou um grande feito: foi aprovado em 1º lugar no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Henrique, que morava em Dourados, Mato Grosso do Sul, decidiu estudar na USP.

Em sua preparação para o vestibular, o estudante fez cursinho e concentrou seus esforços principalmente nas matérias em que tinha mais dificuldades: redação e matemática. O mais novo calouro conta que escolheu Arquitetura e Urbanismo por acreditar ser um curso amplo, envolvendo Humanidades e Artes e conhecimentos ligados à Engenharia Civil, como cálculos e projetos estruturais.

O Guia do Estudante pediu a Henrique que contasse como foram as primeiras semanas de vida universitária, e ele nos enviou o relato a seguir. Se você também quer falar sobre a sua experiência, é só escrever para o Guia no e-mail aprovadododia@gmail.com.

No dia 15 de fevereiro eu fui me matricular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Já nesse dia foi fácil perceber o quanto as pessoas do curso são receptivas e amigáveis. Logo após a burocracia oficial, a recepção dos calouros foi (muito) cheia de tinta e glitter, com direito a churrasco durante à tarde. As atividades na universidade só começaram mesmo depois de 10 dias. A primeira semana foi preparada pelos veteranos para introduzir esse novo momento para os calouros. Houve várias gincanas, palestras (sobre diversos temas como construção ecológica e o papel social da Arquitetura), oficinas e, claro, festas. Por mais corrido que tenha sido o vestibular, é importante tentar participar de tudo, já que, além da diversão, muitas coisas ajudam a entender alguns aspectos da área.

Na semana seguinte, as aulas propriamente ditas começaram. Foi uma apresentação dos projetos das disciplinas e do calendário universitário. O que achei mais interessante foi a integração entre os diversos departamentos do curso com trabalhos que envolvem diferentes matérias. Já consegui notar que vai ser trabalhoso e vai exigir tempo e esforço, mas parece valer muito a pena. Apesar de ainda não ter certeza se esse é o curso certo (já que não é uma escolha simples, vou ter que descobrir com o passar do tempo), esses primeiros acontecimentos definitivamente aumentaram meu interesse pela área e pela universidade, além de me apresentar várias pessoas que facilitam a convivência nesse ambiente.

Henrique Silva Cruz
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s