Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Vida Universitária

Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo os seus anos na faculdade
Continua após publicidade

EAD: como é fazer uma pós em Enfermagem na modalidade a distância

O estudante Arinildo Carneiro conta como é sua rotina de estudos em Enfermagem do Trabalho

Por da redação
Atualizado em 14 Maio 2018, 16h04 - Publicado em 14 Maio 2018, 16h00

Estudar a distância não é exclusividade de quem faz cursos técnicos e de graduação. Buscar uma especialização para aprimorar os conhecimentos e aumentar as chances no mercado de trabalho também está nos planos de quem busca a flexibilidade desse tipo de modalidade. 

Cursos da área da saúde foram recentemente adicionados à lista de opções ofertadas nas plataformas digitais. Em junho de 2017, o Ministério da Educação (MEC) aprovou uma medida autorizando que esses cursos fossem ministrados predominantemente a distância. É obrigatório, porém, que algumas disciplinas tenham atividades práticas e presenciais, já que as profissões atreladas a eles lidam com o cuidado ao ser humano.

Nesse cenário, há quem busque uma forma de obter um diferencial na carreira. O enfermeiro Arinildo Anselmo Carneiro, de 46 anos, encara a especialização em Enfermagem do Trabalho e detalha como organiza a rotina de estudos e como é o formato do curso escolhido. Veja, a seguir, o relato:

“Sou graduado em enfermagem e concluí o curso em 2010 na modalidade presencial. Desde então, venho buscando atualização profissional em diversos cursos na área. Já tenho especialização em UTI, Pronto-Socorro e MBA em Logística. No entanto, a necessidade de uma especialização que agregasse ainda mais conhecimento continuava presente, e eu queria tentar uma área diferente.

O que me motivou a optar pela Enfermagem do Trabalho foi o fato de ser uma área mais tranquila e com menos adrenalina em relação às outras especializações, que ainda lidam muito com os ambientes hospitalares. Além disso, é uma área que está crescendo, já que a demanda das grandes empresas pelo zelo à saúde de seus funcionários é uma realidade.

Continua após a publicidade

Escolhi uma universidade que prezasse pelo bom custo-benefício e cujo polo presencial fosse acessível. O meu está localizado no bairro da Liberdade, na zona sul de São Paulo, que é um bom intermédio entre meu local de trabalho e minha casa. Eu realmente não tenho do que reclamar, já que o curso atendeu a todas as minhas expectativas: as plataformas onde as aulas são ministradas são muito boas, a grade curricular é completa e os instrutores são acessíveis e nos dão muito suporte.

O que me levou a escolher uma especialização na modalidade a distância foi a falta de tempo para me dedicar a um curso presencial, já que tenho compromissos profissionais que inviabilizam a dedicação à sala de aula tradicional. Acredito que essa dificuldade de conciliar o curso com a vida pessoal e profissional seja uma das principais razões para os estudantes buscarem essas novas alternativas, além, é claro, dos avanços da tecnologia e sua praticidade.

No meu curso, todas as aulas são a distância. Para mim, é uma grande vantagem poder fazer o meu horário de estudo e estudar em qualquer lugar. Por se tratar de uma especialização que complementa o que já aprendi em cursos e atividades presenciais, não há a necessidade de ir para laboratórios. Acredito até que muitas matérias dadas em cursos presenciais entram em um modelo burocrático, já que elas podem, sim, ser ofertadas digitalmente.

As provas e trabalhos, por outro lado, são tanto a distância quanto presenciais. Geralmente realizamos essa última para encerrar um ciclo. Como ainda não estou atuando na área de Enfermagem do Trabalho, pratico o que aprendo em atividades do meu dia a dia como enfermeiro. A ergonomia é um exemplo disso.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

As disciplinas do meu curso incluem desde conteúdos gerais sobre a área da saúde, como educação, bioética e vigilância sanitária, até conteúdos específicos da área da enfermagem do trabalho, como segurança e psicologia do trabalho, saúde do trabalhador, legislação do trabalho e doenças ocupacionais.

A minha rotina de estudos é bem tranquila: quando o material é disponibilizado, eu o imprimo para ficar mais prático estudar fora de casa. Participo dos fóruns online, realizo as atividades nas plataformas digitais e, após a liberação das provas do modelo a distância, mando as respostas e concluo a matéria”.

Arinildo Anselmo Carneiro

 

Publicidade
EAD: como é fazer uma pós em Enfermagem na modalidade a distância
Mundo do Trabalho, Pós-Graduação
EAD: como é fazer uma pós em Enfermagem na modalidade a distância
O estudante Arinildo Carneiro conta como é sua rotina de estudos em Enfermagem do Trabalho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.