Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Conheça o diário de Hélène Berr (e as semelhanças com Anne Frank)

Ambas têm origem judaica, mantiveram um diário durante a 2ª Guerra Mundial e morreram no mesmo campo de concentração

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 9 ago 2019, 17h01 - Publicado em 22 ago 2014, 21h09

Quando o clima mundial está pesado e triste, escrever em diários parece ser um dos meios encontrados por algumas pessoas que vivenciam a guerra para desabafar sua dor. O exemplo mais famoso que temos é o de Anne Frank, a adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto nazista, que morreu aos quinze anos de idade em um campo de concentração. No entanto, outras histórias comoventes, como a de Hélène Berr, também estão gravadas em um diário e merecem a nossa atenção.

A alemã Anne Frank (à esquerda) e a francesa Hélène Berr (à direita), ambas mortas no holocausto nazista (imagem: reprodução)A alemã Anne Frank (à esquerda) e a francesa Hélène Berr (à direita), ambas mortas no holocausto nazista (imagem: reprodução)

A jovem judia começou a relatar suas histórias em abril de 1942, quando ainda estudava literatura inglesa na Universidade de Sorbonne, em Paris. Há algumas semelhanças entre ela e Anne Frank. Ambas têm origem judaica, ambas mantiveram um diário durante a 2ª Guerra Mundial e ambas morreram no mesmo campo de concentração, o de Bergen-Belsen. Hélène morreu um mês depois de Anne, em abril de 1945. Dias depois o local seria fechado por tropas aliadas.

– O diário de Anne Frank: Obra é considerada um dos mais importantes relatos da Segunda Guerra

– Como era a vida de uma família de judeus que se escondia de Hitler

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Como a jovem francesa iniciou o seu relato antes de o terror ocupar as ruas de Paris, sua história começa como a de qualquer outra garota de sua idade começaria: contava como era a vida em Paris, a rotina na universidade com seus amigos, segredos sobre seu romance com o futuro noivo, viagens de férias no campo. Mas, aos poucos, suas palavras vão ganhando um tom mais sombrio, acompanhando o clima vivido nas ruas.

“Está chovendo morte na Terra “, escreveu Hélène, em novembro de 1943. Sua vida virou do avesso por causa da ocupação alemã nazista em Paris e da perseguição aos judeus. “Minha tia não ficou escondida, ao contrário dos Frank. Então, ela descreve o clima de Paris, o dia-a-dia da ocupação”, disse Mariette Job, sobrinha de Hélène e responsável pela publicação do diário à Aventuras na História. Quando a estudante foi presa, o diário passou pelas mãos da cozinheira da família, de seus irmãos e de seu noivo, até ser resgatado, em 1992, por Mariette. Em 2002, foi doado ao Memorial de Shoah, em Paris. Ele foi publicado no Brasil pela editora Objetiva, em 2008.

Publicidade
Conheça o diário de Hélène Berr (e as semelhanças com Anne Frank)
Estudo
Conheça o diário de Hélène Berr (e as semelhanças com Anne Frank)
Ambas têm origem judaica, mantiveram um diário durante a 2ª Guerra Mundial e morreram no mesmo campo de concentração

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.