Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Comunicação e Informação: USP é a primeira colocada na área, entre as instituições públicas, segundo avaliação do Guia do Estudante

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h17 - Publicado em 17 set 2015, 19h49
eca-fachada

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

– Conheça a melhor faculdade privada de Comunicação e Informação

*Texto Renata Costa

A Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo, completou 50 anos em 2015 com corpo docente formado exclusivamente por doutores. “Por ser uma das escolas pioneiras na área de Comunicação e Informação, tem servido ao longo do tempo como um espelho para a constituição de muitos cursos dessas áreas no país”, afirma Margarida Maria Krohling Kunsch, diretora da Escola.

Além dos cursos de graduação, a vencedora entre as instituições públicas, na categoria Comunicação e Informação, segundo avaliação do Guia do Estudante, oferece seis programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), que influenciam diretamente na atualização das discussões em sala de aula para os futuros bacharéis. “O nível de qualificação dos professores, o alto potencial criativo de nossos estudantes e o apoio técnico dos funcionários são os principais atores responsáveis pelas certificações em rankings nacionais e internacionais que temos obtido”, diz a diretora. Todos os professores da pós-graduação dão, obrigatoriamente, aulas na graduação.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Além dos programas de pós-graduação, a alta produção de pesquisa pode ser medida também pela quantidade de periódicos produzidos por professores, alunos e funcionários. São 36 revistas on-line, mais de 30 e-books publicados nos últimos cinco anos e 32 periódicos impressos.

A internacionalização também é uma meta da Escola, que possui convênio direto com 46 universidades estrangeiras na Europa, América do Norte e América do Sul. Em 2014, foram recebidos 175 alunos estrangeiros e 80 estudantes da graduação foram concluir um período de estudos fora do país.

Em relação à extensão, a ECA possui 10 projetos que envolvem a comunidade, como as disciplinas oferecidas a alunos da terceira idade que, ao mesmo tempo que aprofundam conhecimentos têm a oportunidade de interagir e trocar experiências com os estudantes mais jovens.

Aos poucos, a escola também tem modernizado sua infraestrutura. “Há um esforço contínuo em aperfeiçoar e ampliar a infraestrutura existente, como laboratórios e estúdios”, diz Maria Krohling Kunsch. Se antes, algumas das produções do curso tinham que ser enviadas para edição em empresas especializadas, por exemplo, hoje todo o trabalho já pode ser feito nos laboratórios dentro do departamento de Cinema, Rádio e Televisão. O laboratório de edição, por exemplo, conta com 6 cabines com tratamento e isolamento acústicos individuais para edição e uma delas pode comportar até 12 pessoas para trabalho em grupo. Além disso, a infraestrutura ainda conta com três estúdios de captação de imagem e som, produção de animações e gravação de programas de TV e filmes.

Publicidade
Comunicação e Informação: USP é a primeira colocada na área, entre as instituições públicas, segundo avaliação do Guia do Estudante
Comunicação e Informação: USP é a primeira colocada na área, entre as instituições públicas, segundo avaliação do Guia do Estudante
Foto: Marcos Santos/USP Imagens – Conheça a melhor faculdade privada de Comunicação e Informação *Texto Renata Costa A Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo, completou 50 anos em 2015 com corpo docente formado exclusivamente por doutores. “Por ser uma das escolas pioneiras na área de Comunicação e Informação, tem servido […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.