Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais na Universidade de Brasília

Por Amanda Previdelli
Atualizado em 24 fev 2017, 16h06 - Publicado em 22 mar 2012, 18h43

Relações internacionais é a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do Direito. Esse bacharel analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior, entre outras áreas de atuação.

No Brasil, o curso mais antigo e mais tradicional da carreira é o da Universidade de Brasilía, que conta com cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

Para falar um pouco mais sobre o curso da UnB, o Melhores Faculdades conversou com a professora Cristina Yumie, coordenadora do curso de Relações Internacionais em Brasília.

100 alunos são selecionados pelo vestibular por ano

O curso de RI da UnB tem vestibular de inverno e, no meio do ano, 50 alunos novos entram. No fim do ano, o vestibular seleciona mais 50 candidatos. A prova não é muito diferente das tradicionais como a Fuvest, mas há um grande enfoque na redação, que vale mais nota que as outras provas.

Os 8 melhores cursos de Relações Internacionais do Brasil

Segundo a Cristina, não há uma visão profissionalizante nas aulas, ou seja, os alunos não aprendem a ser comerciantes internacionais ou diplomatas. “Em vez disso, trabalha-se o campo de estudo em geral, a capacidade de análise e crítica”, explica. Mas o mercado de trabalho não é ignorado: “nossos alunos saem com várias oportunidades no setor público, privado e em ONGs, também”, completa Cristina.

TCC e estágio são opcionais

“Por que obrigar um aluno que às vezes nem quer seguir carreira acadêmica a fazer Trabalho de Conclusão de Curso?”, questiona Cristina. No RI da Universidade de Brasília, o aluno tem estágio e TCC como disciplinas optativas. Em vez disso, ele pode escolher se engajar em outros projetos da faculdade, como cursos, grupos de simulação das Nações Unidas e diversos projetos de extensão.

Os 9 melhores cursos de Ciências Sociais do Brasil

A única coisa que o aluno precisa ter para se formar é proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo que uma tem de ser o inglês. Para isso, ele pode cursar disciplinas de outras línguas nos departamentos de linguística da universidade, passar por um exame final ou apresentar certificados que comprovem sua fluência.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

As matérias são principalmente de Humanidades

O aluno do curso de Relações Internacionais tem de ser curioso e gostar de estudar. Tem de ser crítico e analítico, tem de ser empreendedor. Mas, talvez acima disso tudo, ele tem de gostar de múltiplas disciplinas, porque o curso é extremamente multidisciplinar.

Os estudantes têm aulas de praticamente todas as Ciências Humanas, desde Geografia e História à Política e Antropologia. Nos últimos anos, porém, o curso fica mais abrangente e o aluno pode escolher entre diversas optativas em todas as unidades de ensino da Universidade.

Faça o teste e descubra se Relações Internacionais é o curso pra você

A Universidade de Brasília tem o curso de Relações Internacionais mais antigo do país – e um dos mais conceituados, também. Mas se você não é da capital, não precisa se preocupar. Segundo a professora Cristina, cerca de metade dos calouros é de diversos lugares do Brasil e há ainda intercambistas de outros países por lá.

Publicidade
Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais na Universidade de Brasília
Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais na Universidade de Brasília
Relações internacionais é a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do Direito. Esse bacharel analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior, entre outras áreas de atuação. No Brasil, o curso mais antigo e mais tradicional […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.