Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Saiba mais sobre a carreira de Filosofia

Por Amanda Previdelli
Atualizado em 24 fev 2017, 16h06 - Publicado em 29 mar 2012, 17h33

Filosofia é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e dos fatos. Estuda as grandes correntes do pensamento a obra dos filósofos. Faz reflexões e busca compreensão teórica de conceitos.

O profissional da área tem três campos principais em que pode trabalhar. No campo crítico, ele analisa e julga obras artísticas e literárias, escrevendo artigos para jornais, revistas e outros meios. Com a licenciatura, é possível dar aulas em Ensino Médio, mas é necessário pós-graduação para lecionar em universidades. Por fim, é possível trabalhar também no campo da pesquisa, desenvolvendo estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outros.

Continua após a publicidade

O mercado de trabalho para o graduado em Filosofia está bastante aquecido para os licenciados, já que faltam professores para as escolas cumprirem a obrigatoriedade de oferecer a disciplina no currículo do Ensino Médio. A demanda é grande no país, especialmente fora das capitais.

Confira também um game para aprender Filosofia

O ensino superior também oferece possibilidades de emprego para quem tem licenciatura na área, já que os mais variados cursos têm aulas de Filosofia, como Jornalismo, Administração, Direito, Ciências Sociais e até Medicina.  Em menor escola, o filósofo encontra oportunidade em entidades que promovem cursos livres e preparam material didático. Também há espaço em jornais, revistas e editoras.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O curso de Filosofia é bastante teórico e o aluno tem de esta preparado para ler e escrever muitas dissertações e monografias, além de participar de seminários e palestras.  No primeiro ano, o currículo é fundamentado em matérias básicas, de introdução. No decorrer do curso, entram as disciplinas temáticas, como história da filosofia, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da ciência e filosofia política, por exemplo.

Veja onde você pode estudar Filosofia

*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a nova edição GUIA DO ESTUDANTE Profissões já nas bancas.

Publicidade
Saiba mais sobre a carreira de Filosofia
Saiba mais sobre a carreira de Filosofia
Filosofia é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e dos fatos. Estuda as grandes correntes do pensamento a obra dos filósofos. Faz reflexões […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.