Nova proposta de redação: analfabetismo e exclusão
A proposta de redação desta semana foi tirada do Processo Seletivo de Verão 2010 da Universidade de Passo Fundo (UPF).
ANALFABETISMO: UMA FORMA DE EXCLUSÃO
Um dos resultados de pesquisa mais chocantes a respeito da educação brasileira foi comunicado em 2007, com a divulgação do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf). Entende-se por alfabetismo funcional a capacidade de emprego do conhecimento para o desempenho da cidadania e das atividades cotidianas. Na pesquisa, apenas 28% da população são plenamente alfabetizados. A taxa de analfabetismo absoluto é de 7%, e os níveis rudimentar e básico estão em 25% e 40%, respectivamente. (Afonso Celso Scocuglia, Mundo Jovem, n. 400, set. 2009, p. 10)
Os índices têm melhorado ao longo dos anos, mas ainda estão longe de serem satisfatórios.
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Com base na leitura do fragmento, produza um texto dissertativo sobre os tipos de exclusão que as pessoas não plenamente alfabetizadas sofrem em seu cotidiano.
INSTRUÇÕES:
• Redija seu texto de acordo com a norma culta escrita da língua. Dê um título.
• A redação deve ter entre 7 e 25 linhas.
• Não copie trechos da proposta.
Você pode enviar seu texto até quarta-feira, dia 9 de abril, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Seu texto pode ser enviado em um anexo ou no corpo na mensagem.
Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.
Importante: apenas uma redação será corrigida, mas não fique chateado. Lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?