logo-ge

As 25 melhores empresas para estagiar no Brasil, segundo os estagiários

Levantamento do site Glassdoor traz também dicas de como arrumar um bom estágio

O Glassdoor, site de emprego e recrutamento, divulgou um ranking com as melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com os estagiários. No topo, aparece a SAP, empresa de origem alemã, criadora de softwares de gestão de empresas. Em segundo, a empresa de infraestrutura de mercado financeiro B3 e, em terceiro lugar, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Outros nomes conhecidos também aparecem na lista, como Nestlé (16°), Johnson & Johnson (7°) e Sabesp (11°).

O levantamento considerou a nota geral da empresa postada no site por estagiários baseados no Brasil entre os dias 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2019. As notas vão de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito. Foram consideradas elegíveis as empresas com pelo menos 30 avaliações feitas pelos estagiários dentro desse período, independentemente do número total de funcionários. 

Confira o ranking completo das 25 melhores empresas para estagiar no Brasil:

1. SAP

Nota da empresa: 4.7

2. B3

Nota da empresa: 4.7 *

3. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Nota da empresa: 4.6

4. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Nota da empresa: 4.6*

5. Braskem

Nota da empresa: 4.5

6. SulAmérica

Nota da empresa: 4.5*

7. Johnson & Johnson

Nota da empresa: 4.5*

8. Ministério Público Federal

Nota da empresa: 4.5*

9. Embrapa

Nota da empresa: 4.5*

10. Bayer

Nota da empresa: 4.5*

11. SABESP

Nota da empresa: 4.4

12. ArcelorMittal

Nota da empresa: 4.4*

13. Caixa Econômica Federal

Nota da empresa: 4.4*

14. Defensoria Pública da União

Nota da empresa: 4.4*

15. IBM

Nota da empresa: 4.3

16. Nestlé

Nota da empresa: 4.3*

17. Vale

Nota da empresa: 4.3*

18. GE

Nota da empresa: 4.3*

19. Banrisul

Nota da empresa: 4.3*

20. Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Nota da empresa: 4.3*

21. Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Nota da empresa: 4.3*

22. Gerdau

Nota da empresa: 4.3*

23. Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)

Nota da empresa: 4.3*

24. Votorantim Cimentos

Nota da empresa: 4.3*

25. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Nota da empresa: 4.3*

 

*O desempate ocorre nas casas decimais seguintes, não reveladas pelo ranking

Veja também

 

Dicas para conseguir um bom estágio

A principal função dos programas de estágio são oferecer boas oportunidades de crescimento, que, sendo aproveitadas ao máximo pelos jovens talentos, ajudam a pavimentar um bom início de carreira. Ana Prado, analista de tendências do Glassdoor, separou cinco dicas para os universitários conseguirem um bom estágio e alcançarem seus objetivos, inclusive, em empresas do ranking acima:

1. Atenção ao seu currículo

A visualização de um currículo pelo recrutador dura em média 30 segundos, tempo suficiente para saber se um candidato deve ser mantido ou desclassificado de um processo seletivo. Para captar a atenção da empresa, use um leiaute bem planejado e otimizado para a leitura, textos com linguagem adequada e gramática perfeita e uma boa descrição de suas habilidades e ambições. Se faltam experiências profissionais para exibir, evidencie interesses e competências que serão úteis para aquela vaga. Citar projetos bacanas ligados à faculdade também podem ser um diferencial, desde que façam sentido para a vaga pretendida. 

2. Invista em redes de contatos

Não é cedo para começar a criar sua rede de relacionamentos. Aproveite o convívio com seus professores e colegas de curso para firmar boas relações – elas provavelmente serão muito importantes ao longo da sua carreira. 

3. Prepare-se para o processo seletivo

Para se sair bem em uma entrevista de trabalho em qualquer momento de sua carreira, é fundamental pesquisar sobre a empresa. Assim você evita passar por qualquer saia-justa quando for questionado sobre os motivos para querer trabalhar lá, o que mais te atraiu na companhia e outras perguntas semelhantes que costumam aparecer nas entrevistas. O Glassdoor, por exemplo, é uma ferramenta de grande ajuda nessa etapa, pois reúne milhões de avaliações de funcionários e ex-funcionários contando como é o ambiente de trabalho e como funcionam os processos seletivos, incluindo as perguntas que podem ser feitas na entrevista.

Além de garantir que essas respostas estarão na ponta da língua, você também poderá alinhar o seu discurso ao propósito e à cultura daquela empresa. Por exemplo, se você descobriu que o lugar se preocupa com a diversidade em seu quadro de funcionários e esse é um valor importante para você, deixe isso claro para o recrutador.

4. Escolha bem a roupa que usar

Escolher a roupa certa para ir à entrevista é outro passo fundamental. Para evitar que você apareça com um terno em uma empresa em que a bermuda e o chinelo predominam ou vice-versa, basta observar alguns pontos durante a sua pesquisa. Muitas empresas publicam conteúdo sobre  seu ambiente de trabalho nas redes sociais e em seu site oficial, bem como em plataformas como o Glassdoor (onde também é possível ver comentários e fotos publicados pelos próprios funcionários). 

5. Desenvolva autoconfiança e autoconhecimento

Demonstrar autoconhecimento e confiança no seu potencial é outra chave para o sucesso na entrevista de estágio. Você pode até não ter muito o que contar sobre suas conquistas profissionais, mas compartilhe sobre seus gostos, seu cotidiano universitário e acontecimentos da sua vida que podem servir de gancho para falar sobre suas principais habilidades.