logo-ge

5 filmes e séries para inspirar quem quer fazer Enfermagem

Uma lista em homenagem não só a enfermeiros, mas também a cuidadores e parteiras

Apesar de ficarem, muitas vezes, em segundo plano nas produções audiovisuais que falam do mundo da saúde, nesta lista os profissionais da Enfermagem ganham protagonismo. As produções, fictícias ou baseadas em fatos reais, mostram diversas faces dessa profissão tão importante em hospitais e centros médicos. As obras fazem pensar sobre a importância e a ética de quem decide dedicar a vida a cuidar de outras pessoas.

Confira a lista de produções com enfermeiros e cuidadores:

Nurse Jackie

Apesar das excentricidades dos médicos à sua volta e dos desentendimentos com a diretoria da instituição onde trabalha, Jackie é a enfermeira mais dedicada do lugar, além de uma ótima mãe. Mas a personagem que rendeu um Emmy à atriz Edie Falco é uma anti-heroína. Viciada em Vicodin, um analgésico, e sem muita paciência com colegas de trabalho, Jackie vai de amável e manipuladora em instantes – e, assim, consegue manter o público apaixonado pela série.

Disponível na Globoplay e no NOW.

Fale com Ela

No filme, que rendeu o primeiro Oscar como roteirista a Pedro Almodóvar, acompanhamos a obsessão de um enfermeiro por sua paciente em coma. Benigno Martin assiste, pela janela, a Alicia em suas aulas de balé, até que um dia a bailarina sofre um acidente e fica em coma no hospital onde ele trabalha. Ali, Benigno vê a chance de estar perto de sua grande paixão e faz de tudo para ficar perto, inclusive conversar com ela. Nesse meio tempo, o enfermeiro conhece Marco, um jornalista que visita sua namorada, uma toureira poderosa que sofreu um acidente que também a deixa em coma. Ao longo da história, vamos entendendo mais sobre a vida desses personagens e todas as suas facetas.

Disponível no Telecine.

Intocáveis

A história da amizade entre um milionário branco tetraplégico e um homem negro da periferia se tornou o filme mais rentável da história da França. Com uma vida luxuosa e cercado de etiquetas sociais, o aristocrata Philippe contrata Driss para ser seu enfermeiro e cuidador. Apesar da pouca experiência e das várias gafes de Driss enquanto aprende o trabalho, o cuidador acaba conquistando o patrão (e vice-versa). O filme mostra a importância do acolhimento e de olharmos o outro como igual independentemente das circunstâncias. Por causa do sucesso, a obra ganhou uma versão de Hollywood.

Disponível no Telecine Play. O remake americano está disponível na Prime Video.

Heróis do Cuidado

Nesse documentário curta-metragem, cinco enfermeiros de diferentes regiões do país contam suas histórias de superação pessoal e a luta por sua profissão. Apesar de nunca terem se conhecido, todos perseguem o mesmo objetivo: cuidar. O filme foi produzido pelo Conselho Federal de Enfermagem como forma de lembrar a importância e os sacrifícios desses profissionais.

Disponível no YouTube.

Call The Midwife

Essa série britânica teve seu primeiro episódio em 2012 e até hoje está no ar, com mais de 78 episódios. Apesar de não focar diretamente no cotidiano de enfermeiros de hospitais, ela conta a história de uma importante classe médica que atendia a mulheres pobres, as parteiras. A função era desempenhada por mulheres que davam todo o apoio necessário para as classes periféricas e trabalhadoras da sociedade, oferecendo um atendimento médico a quem não tinha acesso. A história se passa na década de 1950, em Londres.

Disponível na Netflix.

Virgin River

Esse romance da Netflix conta a história da enfermeira Melinda ‘Mel’ Monroe, que abandona sua vida e seu trabalho em Los Angeles para viver em uma cidade do interior, Virgin River, com apenas 600 habitantes. A série foca no sofrimento da personagem ao tentar superar algo que viveu no passado e que se torna um mistério para as pessoas da cidade. Entre a vida pessoal e o romance que surge na história, também vemos Mel se adaptar ao trabalho em uma cidade bem menor e com um médico que resiste em aceitar sua ajuda.

Disponível na Netflix.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.