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Como revisar Linguagens e Redação para o Enem

Veja quais conteúdos você deve priorizar na etapa final de estudo

Por Ana Lourenço
Atualizado em 6 nov 2017, 20h27 - Publicado em 26 out 2017, 17h12

Livros antigos de literatura

O período mais importante do ano para muita gente está batendo à porta. Nos dias 5 e 12 de novembro, milhões de estudantes farão o Enem, que dá acesso à maior parte das universidades do país. Se você está preocupado com a quantidade de conteúdo que precisa revisar, separamos as recomendações de professores de alguns dos melhores colégios e cursinhos para você se preparar bem na reta final.

Veja, abaixo, nossas dicas para Linguagens e suas Tecnologias e Redação, provas que serão aplicadas no dia 5 de novembro.

Consultoria:
Prof.ª Beatriz Fam, do Colégio Pitágoras Cidade Jardim
Prof.ª Elaine Silva, do Colégio Mary Ward
Prof. Leandro Vieira, da Escola Dínamis
Prof.ª Lilica Negrão, do Colégio e Cursinho Oficina do Estudante

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PORTUGUÊS E LITERATURA

Temas que mais caem
Interpretação de textos (inclusive de gráficos, infográficos e figuras)
Literatura e arte (especialmente Romantismo, Realismo e Modernismo)
Gêneros textuais e suas características (compreender a função social do texto)
Variantes linguísticas e norma culta
Conhecimento de ambiguidade e classes de palavras

Como são as questões

As provas de Linguagens são muito extensas, com textos muito longos e exigência de habilidades de interpretação ainda maiores do que nas outras disciplinas. “É preciso ler os enunciados e as alternativas com atenção, buscando fazer as possíveis conexões. Muitas vezes a resposta pode ser encontrada no enunciado, que é um texto longo e, por vezes, cansativo”, explica a professora Beatriz Fam.

Dentre os temas mais cobrados, sob os quais a prova é feita, estão “marginalidade feminina, o jovem no mercado de trabalho, a comunicação mediada pelos meio eletrônicos, cultura e cidadania, a influência da mídia e outros”, explica a professora Elaine Silva.

Como estudar na reta final e apostas para o exame

“O aluno deve tomar conhecimento dos principais movimentos artísticos e literários, cobrados com maior profundidade a cada edição do exame. Também não podemos esquecer das questões de tecnologias da informação e educação física, que muitas vezes ajudam a garantir um bom desempenho nesta avaliação”, explica a professora Beatriz.

Para Elaine Silva, a preparação do aluno na reta final deve envolver quatro diretrizes:

1. Compreender o que é exigido em termos de competências de cada área para a realização do exame do Enem
2. Traçar um cronograma, sem perder o ritmo
3. Fazer uma revisão dos conteúdos que têm mais dificuldade
4. Realizar as provas anteriores do Enem, se possível, no mesmo tempo de aplicação do exame (4h30 ou 5h30)

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REDAÇÃO

A redação do Enem exige o formato dissertação, o que significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. Além disso, é importante ter claro a estrutura do texto, que tem parâmetros bem definidos – veja dicas detalhadas de como fazer sua redação e, também, de como fazer uma boa proposta de intervenção.

“No último mês antes da prova, o aluno precisa se inteirar dos possíveis temas da redação, que é a parte mais significativa e importante do Enem. Ele quase sempre apresenta uma palavra que direciona a tese do aluno, como em 2015, em que o tema não foi ‘violência contra a mulher’, mas sim ‘a persistência da violência contra a mulher’”, esclarece a professora Beatriz Fam.

Além disso, é importante entender o que a banca corretora quer do aluno. “Os temas normalmente são aqueles em que o candidato vai ter que refletir sobre o coletivo. A ideia é: ‘como resolver um problema em que a solução seja boa para todo mundo?’, que seria o objetivo da proposta de intervenção”, explica a professora Lilica Negrão. Veja abaixo alguns possíveis temas para o Enem 2016:

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– Intolerância política no Brasil
– Racismo no Brasil
– Temas de saúde que envolvam o vírus zika e a dengue
– Atuação dos jovens na sociedade, com o gancho da ocupação das escolas
– Legado das Olimpíadas
– Temas relacionados a ecologia e bem estar socioambiental

Três temas quentes para a redação, pelo professor Leandro Vieira

Mobilidade urbana: transporte na sociedade brasileira
As grandes cidades do mundo passam por um intenso desafio de buscar soluções para o ir e vir de seus habitantes. No Brasil, essa questão ganhou elevada repercussão com os grandes eventos dos últimos anos (Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa das Confederações). O serviço deficiente de transporte público no Brasil acarreta um maior número de pessoas, que recorrem ao veículo particular, piorando ainda mais o problema.

Alimentação e estética: o mundo baseado em padrões
O mundo contemporâneo passa por um processo de valorização ferrenho da estética, em que aumenta o número de cirurgias plásticas, de dietas milagrosas e do uso de suplementos alimentares. A prova pode exigir do aluno um posicionamento crítico para dialogar com essa questão, pensando em como a sociedade deve agir diante desse problema, qual o papel do governo, da escola ou da mídia nesse processo de padronização corporal e de criação de um ideal de beleza nos indivíduos.

Liberdade de expressão: o limite sobre o que pode ser dito
As redes sociais, a globalização e as novas formas de interação entre os indivíduos geram uma grande ressonância nas falas de todos os membros da sociedade. E esse processo acarreta um questionamento sobre os limites do que pode ser dito. No Brasil, os humoristas são a base dessa discussão, debatendo a existência, ou não, de limites para o humor. A discussão sobre liberdade de expressão encaminha o aluno para pensar sobre o espaço do outro, a cidadania, a ética e até mesmo as condições de vida em sociedade.

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INGLÊS/ESPANHOL

A prova de língua estrangeira do Enem faz bastante uso de charges, que podem conter um volume grande de texto, muitas vezes contextualizado na pergunta. Nesses casos, deve-se buscar a interpretação que faz coerência pelo jogo de sentido entre a imagem e o texto da charge. São, basicamente, questões de interpretação e dedução.

Além disso, a prova exige compreensão de textos maiores em prosa, que requer cuidado na hora de ser respondida. Muitas vezes, o enunciado da questão já deixa claro o modo com que se deve ler o texto e o que o examinador espera que se responda.

Um ponto a que se deve dar atenção são os falsos cognatos, palavras que têm escrita semelhante a uma palavra em português, mas com significado completamente diferente. Exemplo: “apology”, em inglês, significa “pedido de desculpas”, mas poderia ser confundida com “apologia”, em português.

Dica: atenção às alternativas que apresentem palavras como NUNCA, JAMAIS, SEMPRE. Geralmente, essas opções com palavras restritivas não costumam corresponder à resposta correta.

Busca de Cursos

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O que mais cai em inglês
Pronomes: Na presença de um pronome, saiba exatamente a que ou a quem se refere, de acordo com o texto em que está inserido
Conjunções: É muito importante entender a função das conjunções, como although, regardless, once, unless. Elas podem ser usadas para adicionar informação, contrastar ideias ou apresentar uma condição
Phrasal verbs e idiomatic expressions: Conheça verbos e expressões sinônimas para eles, no próprio inglês, e cuidado com falsos cognatos
Prefixos e sufixos
Voz ativa e voz passiva/Discurso direto e indireto
If clauses
O que mais cai em espanhol
Uso dos tempos verbais (diferença de uso entre pretérito perfecto e pretérito indefinido)
Pronomes átonos (lo,la, los las, le, les, se).
Conjunções (especialmente adversativas e concessivas: pero, sino, sin embargo, aunque, mientras)
Apócopes (corte de uma ou duas letras de alguns adjetivos ou advérbios antes de substantivos)
Diferença entre haber y tener
Diferença entre os advérbios muy e mucho
Palavras heterogenéricas, que possuem forma igual ou semelhante em espanhol e português, mas pertencem a gêneros diferentes (“el color” e “a cor”, por exemplo)
Palavras homônimas, que têm significado diferente de acordo com o artigo que a antecede (por exemplo, el cólera, que é a doença, e la cólera, que significa raiva)

 

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Enem, Estudo
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