Estado Islâmico assume autoria do atentado em Barcelona
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atropelamento terrorista ocorrido ontem (17) em Barcelona, na Espanha, que causou a morte de 14 pessoas e deixou cerca de 100 feridos, informou a agência de notícias Amaq, ligada aos extremistas. A informação é da EFE. No atentado, uma van saiu da estação de metrô Las Ramblas, circulou pela pista central desta avenida e bateu contra vários veículos no percurso, parando praticamente na entrada do Liceu (ópera de Barcelona).
Em um breve comunicado, cuja autenticidade não pôde ser verificada, o EI disse pela rede de serviços de mensagens Telegram que “uma fonte de segurança afirmou à Amaq que os autores do ataque de Barcelona são soldados do Estado Islâmico”. O EI afirmou que a ação terrorista aconteceu “em resposta aos chamados do grupo para atacar os países da coalizão”, em referência à aliança internacional liderada pelos Estados Unidos que atua contra jihadistas no Iraque e na Síria.
Internautas dos EUA expõem defensores da supremacia branca após protestos
Dois dias após os protestos em Charlottesville, liderados pelo grupo União da Direita – de inspiração ultranacionalista, e inclinação racista e nazista – internautas contrários ao movimento se mobilizam na internet para expor perfis de pessoas que participaram das marchas na última sexta (11) e no sábado (12).
Um perfil criado no Twitter com o nome Yes, you are racist, (sim, você é racista) criado em 2012 está sendo usado para dar visibilidades a mensagens intolerantes e manifestações racistas. O objetivo é identificar pessoas que participaram dos protestos e simpatizantes da supremacia racial branca.
Durante as manifestações, um motorista identificado como James Fields, de 20 anos, atropelou diversos ativistas antirracismo que marchavam para marcar posição contra a União da Direita. A ativista Heatlher Heyer, de 32 anos, morreu e dezenove pessoas ficaram feridas.
Comissão da Verdade da Venezuela decidirá quem poderá se candidatar no país
A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela decidirá, através da chamada “Comissão da Verdade”, instalada nesta quarta-feira (16), quais candidatos poderão disputar as eleições para governador em outubro, pleito no qual a oposição quer tirar o chavismo do poder em várias estados. A informação é da EFE.
Segundo a presidente da Assembleia Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, o órgão pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) uma lista completa dos candidatos inscritos, com o objetivo de “determinar se alguns deles têm envolvimento em fatos de violência que tenham afetado a paz e a tranquilidade pública”.
Observadores da ONU concluem remoção de armas das Farc na Colômbia
A Missão das Nações Unidas na Colômbia concluiu esta semana o processo de remoção das armas individuais de combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc-EP. Mais de 8 mil armas e um milhão de cartuchos queimados foram transportados para um armazém central no país. A informação é da ONU News.
Inundações em Bangladesh já afetam 4,5 milhões de pessoas e deixam 56 mortos
As inundações provocadas pelas fortes chuvas que caem em Bangladesh há uma semana mataram 56 pessoas, atingiram 4,5 milhões e não para de crescer o número de regiões afetadas pelos temporais. A informação é da Agência EFE.
“Desde 12 de agosto, 56 pessoas morreram em 23 distritos e outras 15 estão desaparecidas”, afirmou nesta quinta-feira (17) à Agência EFE a porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres de Bangladesh (DDM), Naznin Shamima. Segundo a porta-voz, as inundações já atingem 26 dos 64 distritos do país e 470 mil pessoas tiveram que ser levadas para um dos 915 abrigos. O número de desabrigados deve aumentar nas próximas horas.