Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Atualidades no Vestibular Por Blog Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.

Confira as notícias mais importantes da semana de 22 de fevereiro

Por Mariana Nadai Atualizado em 24 fev 2017, 15h12 - Publicado em 26 fev 2016, 18h02

Obama propõe ao Congresso fechamento da prisão de Guantánamo em Cuba

Garota segura cartaz de protesto, que pede o fechamento da prisão de Guantânamo (foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

Garota segura cartaz de protesto, que pede o fechamento da prisão de Guantánamo (foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

O presidente Barack Obama encaminhou ao Congresso dos Estados Unidos um plano para fechar a prisão norte-americana localizada na Baía de Guantánamo, em Cuba, informou o The Wall Street Journal. A decisão deve receber forte oposição dos representantes do Partido Republicano no Congresso, que não concorda com qualquer concessão ao regime cubano.

A decisão de Obama ocorre em meio aos preparativos de sua viagem a Havana (capital cubana), em 21 de março, a primeira de um presidente norte-americano a Cuba em quase 60 anos. Saiba mais

– Corrupção: entenda por que ela não é exclusividade dos governantes

Nível do mar subiu mais nos últimos cem anos que nos três milênios anteriores
O nível dos oceanos subiu mais rapidamente ao longo do século XX do que nos três últimos milênios, devido às alterações climáticas, indica um estudo publicado na última segunda-feira (22/02).

Continua após a publicidade

Entre 1900 e 2000, os oceanos e os mares do planeta subiram cerca de 14 centímetros, por causa do degelo, principalmente no Ártico, revelaram os autores de estudos publicados na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Leia mais

Síria aceita cessar-fogo proposto pela Rússia e os EUA
O regime de Damasco anunciou, no último dia 23/02, que aceita a proposta russo-norte-americana de cessar-fogo na Síria, mas que ia continuar a combater os “grupos terroristas” como o Estado Islâmico e a Frente Al Nosra, excluídos do acordo.

A trégua deve entrar em vigor em 27 de fevereiro, mas não abrangerá o Estado Islâmico, Frente Al Nusra e outros grupos terroristas. Os militares russos e americanos em conjunto definirão nos mapas os territórios onde atuam os grupos rivais e contra eles não serão realizadas hostilidades, disse o representante especial do presidente da Federação da Rússia para Oriente Médio e África e vice-ministro do Exterior, Mikhail Bogdanov.

Migrações: Suécia teve aumento recorde da população em 2015
A Suécia registrou aumento recorde da população entre 2014 e 2015, cerca de 1%, devido à onda de refugiados que chegaram ao país, informou hoje (22) o Gabinete Nacional de Estatísticas sueco.

A população da Suécia era, em 31 de dezembro de 2015, de 9.851.017 pessoas, mais 103.662 do que em 2014, segundo os números citados pela agência EFE. Saiba mais

Evo Morales reconhece primeira derrota nas urnas em dez anos
O presidente da Bolívia, Evo Morales, reconheceu nesta quarta-feira (24) a primeira derrota nas urnas em dez anos de governo e prometeu respeitar os resultados do referendo realizado há três dias.

No domingo (21), os eleitores bolivianos foram às urnas para votar na reforma constitucional proposta pelo governo, que permitiria a Evo Morales disputar um quarto mandato consecutivo em 2019. A maioria votou contra. Leia mais

Continua após a publicidade

Publicidade