Ordem de prisão de Lula repercute no mundo; veja notícias
Confira os destaques do noticiário internacional da semana de 2 de abril para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil.
Ordem de prisão de Lula repercute no mundo
Nesta sexta-feira (6), a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu na imprensa internacional. O Clarin (Argentina), o El Pais (Espanha), o Washington Post (Estados Unidos), o Le Monde (França) e o New York Times (Estados Unidos), por exemplo, deram destaque para os desdobramentos da condenação do ex-presidente.
Lula teve ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, na quinta-feira (5), após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado, no dia anterior (4), o pedido de habeas corpus. Leia mais.
Morte de Martin Luther King completa 50 anos
A morte do líder Martin Luther King completou 50 anos nesta quarta-feira (4). Um dos principais defensores dos direitos civis nos Estados Unidos, que lutava pela igualdade entre negros e brancos foi assassinado a tiros na cidade de Memphis.
Tom Houck, ativista que trabalhou na juventude como assessor de King, contou sobre sua convivência com o líder e detalhes de sua vida. Saiba mais.
ONU anuncia nova orientação para o Haiti no Conselho de Segurança
O subsecretário-geral do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, afirmou, nesta terça-feira (3), esperar que a nova missão de paz da ONU no Haiti seja a última.
Segundo ele, a organização já prepara a mudança da missão de paz para a missão de desenvolvimento no país. Leia mais.
Macron e Trump concordam em manter pressão para evitar o ressurgimento do EI
Nesta quarta-feira (4), os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron, concordaram em manter a pressão militar sobre o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria para evitar o ressurgimento do grupo terrorista.
Os dois países consideram a organização “uma ameaça para a estabilidade regional” e seus “interesses de segurança”, segundo nota divulgada pela Presidência da França. Saiba mais.
Morre ativista Winnie Mandela
A política e ativista Winnie Madikizela-Mandela morreu nesta segunda-feira aos 81 anos. Segunda esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ela teve uma infecção nos rins, foi hospitalizada e recebeu alta no último dia 20 de janeiro.
Winnie era uma figura de referência dentro do Congresso Nacional Africano, partido que governa a África do Sul desde o fim do “apartheid”. Leia mais.