Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja as notícias mais importantes da semana de 13 de abril

Por Ana Prado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Feb 2017, 15h46 - Publicado em 17 Apr 2014, 22h01

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular.

indios-protesto
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Guaranis cobram demarcação de terras em São Paulo

Nesta quarta (16), cerca de 50 índios guaranis ocuparam o Pátio do Colégio, marco da fundação da cidade de São Paulo, para pressionar o Ministério da Justiça para a assinatura de uma portaria que regulariza a posse da terra pelos indígenas no município de acordo com a demarcação definida pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Há aproximadamente 2 mil guaranis na capital paulista. As áreas que eles ocupam hoje ficam no Jaraguá, na zona oeste, e na região de Parelheiros, no extremo sul da cidade, mas eles reclamam que o espaço é insuficiente para a sua sobrevivência. Em 2012, a Funai aprovou um relatório que reconhece uma área maior de ocupação, mas é preciso que o ministro da Justiça aprove uma portaria para que as áreas sejam demarcadas. Sem isso, eles continuarão a sofrer ameaças de despejo.

Continua após a publicidade

“É uma forma de gritar para o ministro e para o mundo que a gente só quer um espacinho daquilo que um dia já foi nosso”, explicou a professora Jera Guarani, liderança indígena, para a Agência Brasil. “Nós achamos que ele [o ministro] está sendo pressionado pela bancada ruralista. Os indígenas no Brasil são vistos como um estorvo, um atraso para o progresso”, completa.

Leia também:

– Jesuítas e índios: missões impossíveis

Continua após a publicidade

– Bandeirantes: destruir para dominar

 

Continua após a publicidade

Ucrânia, Rússia, União Europeia e Estados Unidos se reúnem nesta quinta (17)

Continua após a publicidade

Os chefes das diplomacias da Ucrânia, Rússia, União Europeia e  Estados Unidos se reúnem a partir desta quinta-feira (17) em Genebra, na Suíça, para tentar conter a escalada de violência no Leste ucraniano. Os governos russo e ucraniano continuaram trocando acusações durante a semana. O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniouk, acusa a Rússia de “voltar à Guerra Fria”. Já o governo russo fez alertas contra o uso da força para dominar os separatistas pró-Moscou no Leste da Ucrânia e prometeu defender “a qualquer preço” os cidadãos russos no espaço da ex-União Soviética.

Leia mais:

-Entenda a crise na Crimeia e veja como pode cair no vestibular

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Crise na Ucrânia: Entenda a situação da Crimeia

– Acompanhe as notícias da Ucrânia (Exame.com)

 

Guiné-Bissau realiza eleições após golpe de Estado

guine-bissau
Localização de Guiné-Bissau. Wikimedia Commons.

Com cooperação técnica do Brasil, ocorreram no dia 13 de abril as eleições presidenciais e legislativas da Guiné-Bissau, marcando a volta do país à democracia após o golpe de Estado de 2012. De acordo com as missões internacionais que acompanharam o primeiro turno (havia cerca de 370 observadores), tudo ocorreu de forma ordeira. O resultado da apuração dos votos, feitos em cédulas de papel, deve ser conhecido na sexta-feira (19). Em 2012, o golpe foi aplicado por militares dias após o resultado do primeiro turno e véspera do início da campanha eleitoral para o segundo turno. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Antônio Indjai, manifestou seu apoio ao pleito.

As eleições estavam marcadas, originalmente, para o dia 24 e novembro de 2013, mas foram adiadas duas vezes por razões financeiras e logísticas. O processo contou com a doação de US$ 30 milhões por parte da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, do Timor Leste e da União Europeia.

Publicidade
Veja as notícias mais importantes da semana de 13 de abril
Veja as notícias mais importantes da semana de 13 de abril
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr Guaranis cobram demarcação de terras em São Paulo Nesta quarta (16), cerca de 50 índios guaranis ocuparam o Pátio do Colégio, marco da fundação da cidade de São Paulo, para […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês