Veja notícias da semana de 21 de abril

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma sanciona Marco Civil da Internet
Após ser aprovado pelo Senado na terça-feira (22), o Marco Civil da Internet foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (23). Para um secretário do Ministério da Justiça, o Marco Civil é “referência mundial”. “O Brasil é o primeiro país a disciplinar a internet com foco na liberdade de expressão. Hoje, passamos a ser referência mundial em regulamentação de internet. São inúmeras as autoridades internacionais curiosas para conhecer o modelo adotado”, disse ele. A lei define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet.
– Veja o texto aprovado pela presidenta aqui.
– Entenda o que é o Marco Civil.
Ucrânia acusa Rússia de querer começar “uma terceira guerra mundial”. EUA estudam novas sanções
O primeiro-ministro ucraniano acusou a Rússia, nesta sexta (25), de querer começar “uma terceira guerra mundial” ao apoiar a insurreição separatista no Leste da Ucrânia e pediu à comunidade internacional que se una contra a agressão russa. O presidente norte-americano Barack Obama anunciou que vai consultar os principais dirigentes europeus sobre a possibilidade de novas sanções, após concluir que a Rússia não fez nada para cumprir o acordo firmado na semana passada em Genebra, visando diminuir a tensão na Ucrânia.
A tensão no país está piorando agora que existe uma ameaça de crise energética: nesta quinta (24), representantes da União Europeia, Eslováquia e Ucrânia não chegaram a acordo, em Bratislava, para bombear gás para a Ucrânia a partir do Ocidente.
Brasil e China querem ampliar relações
Em 2014, as relações diplomáticas entre Brasil e China completam 40 anos com a promessa de crescimento da cooperação. Nesta sexta (25) foi realizada no Itamaraty a primeira edição do Diálogo Estratégico Global entre os dois países. A ideia é que sejam realizadas reuniões anuais em Brasília e Pequim para acompanhar a evolução da agenda bilateral e coordenar ações conjuntas sobre temas internacionais de interesse comum.
Os dois países cresceram muito economicamente e, desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, além de haver uma boa cooperação na área de ciência e tecnologia. Além disso, ambos formam o Brics, junto com Rússia, Índia e África do Sul, um fórum que tem incrementado a cooperação entre esses países e pretende influenciar discussões internacionais. Juntos, os cinco países detêm quase 30% do território e mais de 40% da população mundial, além de aproximadamente 22% do PIB global.