Já que o começo do ano é um período ótimo para começar projetos e estabelecer metas, que tal investir no aprimoramento do seu inglês – ou de qualquer outro idioma que deseje estudar?
Com a ajuda das especialistas educacionais Vanessa e Fátima Tenório, do programa Systemic Bilingual, e de Renata Franco Wilmot, idealizadora do curso online English This Way, listamos dicas para que você consiga tirar seu plano do papel:
1- Crie oportunidades para usar o idioma.
Não tem jeito: a gente só consegue fluência em uma língua quando a utiliza conversando com outras pessoas – de preferência estrangeiros que não falem português, para evitar que você recorra à sua língua materna quando tiver dificuldade em dizer algo.
E não pense que a única maneira de fazer isso é viajando para o exterior! Você pode praticar a conversação com estrangeiros indo a pontos turísticos de sua própria cidade ou então se hospedando em hostels (os “albergues da juventude”, hospedarias mais baratas que hotéis e que atraem principalmente jovens viajantes) em alguma outra cidade do Brasil, mesmo.
O site Couchsurfing, uma rede social que conecta viajantes, também é uma ótima alternativa para fazer amigos de outros países que estejam visitando a sua cidade. Dá para marcar um café ou passeio para mostrar a cidade a eles e praticar o idioma (só tenha aqueles cuidados de sempre ao falar com estranhos, né?).
O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a melhorar a fluência em Inglês! Conheça clicando aqui.
2- Estabeleça pequenos objetivos diariamente
Dá para pensar em muitas pequenas atividades diárias que lhe ajudem a melhorar em um idioma. Quer ideias? Conversar com um amigo virtual gringo, entrar em um grupo de WhatsApp para praticar a língua, memorizar a letra de uma música completa, fazer exercícios de vocabulário, pronúncia e gramática, aprender 5 sentenças completas por dia, espalhar post-its com vocabulário novo em lugares que você veja sempre.
3- Grave-se falando no idioma
Às vezes não conseguimos ter uma ideia realista da nossa fluência em um idioma a menos que consigamos nos ouvir falar com atenção. A ideia é justamente esta: grave-se falando. Para garantir que faça progresso nessa atividade, escolha um trecho de um podcast, filme ou série e grave a sua voz repetindo as frases. Depois, ouça e compare com a gravação original. Tente fazer isso todos os dias. Se puder, peça a um professor ou amigo fluente que o ajude a avaliar sua fala e apontar melhorias.
4- Assista a séries e filmes em inglês, mas troque a pipoca por um caderno!
Assista ao mesmo trecho do filme ou série (no máximo 5 minutos de conversa) várias vezes e vá anotando as frases, expressões e palavras novas que for ouvindo. Pesquise o significado e depois assista novamente e repita as frases em voz alta, copiando a entonação do ator.
5- Faça visitas guiadas em língua estrangeira a museus e pontos turísticos
Alguns museus e pontos turísticos de grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, oferecem visitas guiadas em inglês. Além de ser um bom passeio cultural, trata-se de uma ótima chance para quem quer aprimorar o idioma.
Além disso, informe-se sobre as chamadas free walking tours – passeios gratuitos e guiados que permitem conhecer pontos turísticos das cidades – oferecidos em outros idiomas. Você poderá treinar os ouvidos para o entendimento da língua e ainda poderá conhecer e bater um papo com turistas que sejam falantes nativos. Na capital paulista, por exemplo, existe o São Paulo Free Walking Tour, que oferece passeios guiados inteiramente em inglês pela cidade.