Instituto em São Paulo exibe documentário sobre Estado Novo
Filme reavalia a herança do período político de Getúlio Vargas; evento é gratuito
Você gosta de estudar história e está procurando outra forma para aprender a matéria sem ter que ficar debruçado em livros? Se sim, você vai curtir esta dica!
No dia 7 de abril, às 18h, no Instituto Moreira Salles (SP), haverá a exibição do documentário “Imagens do Estado Novo 1937-45”, do diretor Eduardo Escorel. O evento é gratuito, mas está sujeito a lotação.
Depois da apresentação da primeira parte do longa, haverá um debate com o diretor, ao lado do professor e cientista político André Singer e do professor Carlos Augusto Calil. Ao final, será exibida a segunda e última parte do filme.
Constituído por material de arquivo, entre cinejornais, fotografias, cartas, filmes familiares e de ficção, trechos de diário e canções populares, o documentário reavalia a herança do período político de Getúlio Vargas (1937-1945). Também reexamina a censura, as conspirações, as contradições entre o apoio ao Nazismo ou aos países aliados e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Com 3h47 de duração, o trabalho foi premiado no Festival É Tudo Verdade com “Menção Honrosa” e no Festival Recine – Festival Internacional de Filmes de Arquivo como “Melhor Filme Júri Popular” e “Melhor Pesquisa”.