O dia 2 de dezembro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional para Abolição da Escravatura. Apesar de a escravidão parecer algo de outro século, a ONU só definiu essa data em 2004, décadas depois de a prática se tornar ilegal em todos os países do mundo. A razão disso é simples e perturbadora: a escravidão ainda é um problema mundial que os países tentam erradicar, mas sem sucesso.
Leia também: 10 passos até a abolição da escravidão no Brasil e Escravos: povo marcado
A Global Slavery Index é uma organização que realiza pesquisas sobre a escravidão moderna em 167 países, criando mapas e reunindo informações sobre o assunto. Em 2016, a organização estimou que existam 45,8 milhões de pessoas escravizadas, e 58% dessas pessoas vivem em apenas 5 países: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão.
Para ajudar a compreender a escravidão no século XXI, reunimos alguns documentários que denunciam o problema em diferentes países. Muitos deles só possuem áudio ou legenda em inglês, mas é uma boa oportunidade para treinar o idioma, certo? 😉 Confira:
O Lado Negro do Chocolate
No documentário, o jornalista dinamarquês Miki Mistrati denuncia o trabalho escravo infantil por trás das plantações de cacau na Costa do Marfim, maior produtor mundial de cacau. Com câmera escondidas, ele mostra os pontos de tráfico de crianças na África e as plantações nas quais as crianças são forçadas a trabalhar.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ozSRWm7VcVE
The True Cost
Qual o verdadeiro custo da atual moda descartável? O diretor Andrew Morgan conversa com trabalhadores que ganham USD 2 por dia, donos das fábricas têxteis, produtores de algodão, economistas e ativistas pelos direitos humanos para mostrar o impacto do consumo exagerado de produtos de moda na vida das pessoas e no planeta.
Disponível na Netflix.
Supermarket Slave Trial
O documentário é resultado de uma investigação de seis meses do jornal norte-americano The Guardian para revelar o trabalho escravo por trás da venda de camarão, um alimento de luxo que passou a ser comum em supermercados como Walmart e Carrefour.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=drTBrmhA4YA
Forced Labour in the Uzbek cotton industry
O Uzbequistão é o 6º maior produtor de algodão do mundo. Durante a colheita anual, a população é obrigada pelo próprio governo a deixar os seus trabalhos de lado e trabalhar nas plantações de algodão, sob ameaça de punição e demissão. O documentário, criado pela organização Anti-Slavery International, mostra a colheita de 2016 e a denuncia a situação.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cZUWZT0pOmc
Slavery: A 21st Century Evil
Sob esse título, o veículo Al Jazeera English produziu sete documentários de cerca de 25 minutos cada para mostrar as diferentes faces da escravidão moderna. De meninas vendidas como noivas na Índia até homens forçados a trabalhar na produção de carvão no Brasil, é possível conhecer diferentes países e as formas de trabalho escravo existentes em cada um deles.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IbAr368CKGg&list=PLD4C7F19BB33C002A