5 palavras que são com X, mas você achava que eram com S
Essa pegadinha da Língua Portuguesa nunca mais vai te atrapalhar!

Na hora de escrever, o som da palavra costuma guiar a ortografia, mas na Língua Portuguesa, nem sempre o que a gente ouve é o que a gente escreve. Um erro comum acontece com palavras que têm som de “S”, mas que são, na verdade, escritas com “X”. E o pior: elas são tão comuns que a gente quase nem percebe a confusão.
Essa troca acontece principalmente em palavras que têm o prefixo “ex-”. Na maioria desses casos, o “X” ganha som de “S”, e pronto, um ponto a menos naquele texto importante que você escreveu.
Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE listou 5 dessas pegadinhas para você nunca mais escorregar.
+ 5 palavras que muita gente fala o “r” no lugar errado
1. Extrato

Se você não estiver falando do estrato geológico, o certo é com X, seja o de banco ou o de tomate.
“Estrato” pode se referir a uma camada social, uma camada de solo, da pele e muitas outras. Já “extrato” tem outras mil e uma aplicações em contextos diferentes, porém sempre fazendo referência a alguma coisa que foi extraída ou retirada.
2. Extensão

Seja a da tomada ou a de cílios: se escreve com X, mesmo que o ouvido jure que tem S no meio. Sua origem etimológica vem do latim, da palavra extensio, que, não por acaso, também é com S.
E vale para derivados: “extensivo”, “extensível”, “extenso”…
3. Expresso

Se você não estiver falando do cafezinho no meio da tarde ou da música da Sabrina Carpenter, o correto é “expresso”, com “X”. Tanto “expresso” quanto “espresso” podem ser usados para se referir ao café preparado na máquina sob pressão, acontece que a primeira se tornou uma “tradução” da segunda.
Porém, na Língua Portuguesa, “expresso” se refere àquilo que é rápido, instantâneo – o transporte expresso, o envio expresso.
4. Extravasar

Derivada do latim extravasare, tem como significado literal “sair do vaso”, “transbordar”.
Na adaptação para o português, a palavra manteve esse sentido de ultrapassar um limite, seja fisicamente (como um líquido que sai de um recipiente) ou figurativamente (como emoções que não podem mais ser contidas).
5. Extrapolar

“Extrapolar” é um verbo transitivo direto ou intransitivo e segue a regra de que prefixos de origem latina como “extra-” são grafados com “x”. Não existe a forma “estrapolar” na Língua Portuguesa.
A palavra vem do latim e é formada pelo prefixo “extra-“, que significa “fora” ou “além”, e pelo radical “polare”, ligado à ideia de movimento ou ação.
Por que isso acontece?
A letra “X” registra quatro diferentes sons no texto, e também nenhum, então é comum haver confusão na hora de escrever palavras como “extrato” ou “extensão”. Os fonemas enganam em cinco casos diferentes de grafia. São eles: CH (XIS), de S e SS (som de esse), de CS (que + esse) e de Z.
Para não ter mais dúvidas, é só lembrar que a maioria das palavras quem começam com “en-” se escreve com “X”. Mas, atenção: essa é regra principal. Existem exceções, como encher, encharcar, entre outras.
+ Veja as respostas para as dúvidas de português mais frequentes
Também se usa o “X” logo após ditongos (duas vogais em uma única sílaba), assim como em palavras trazidas da cultura indígena, africana, de origem popular ou adotadas de outras línguas.
Na dúvida, é sempre bom consultar o dicionário e prestar atenção aos textos que você lê. Afinal, escrever bem também é prática.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.